Se pudermos resumir em poucas palavras, a arquitetura moderna privilegia a simplicidade, mas ao mesmo tempo não é simplória. Ela prioriza formas simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. O concreto armado também é uma das principais características da arquitetura moderna.
Apesar do nome, a arquitetura moderna não é tão “moderna” assim. O movimento tem início entre o final do século XIX e inicio do século XX, perdurando até o começo da década de 80 quando outra ideia de arquitetura começa a se difundir: a contemporânea ou pós-moderna.
Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo. Terraço Jardim: "recupera" o solo ocupado pelo prédio, "transferindo-o" para cima do prédio na forma de um jardim. Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.
O conceito de planta livre estabelece que os elementos de separação entre ambientes são independentes da estrutura. Ou seja, as paredes podem ser derrubadas e reconstruídas para refazer a configuração do espaço e isso não terá influência na estrutura de sustentação.
Pilotis é um conjunto de colunas que sustentam uma obra e, ao mesmo tempo, deixam o pavimento térreo livre. ... O termo Pilotis é de origem francesa e significa palafita.
A Planta Livre é um dos conceito dos Cinco pontos de Le Corbusier da arquitetura moderna que através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. ... A exemplo, temos a construção com a estrutura em tenda, como um circo.
O conceito de planta aberta é bastante simples: Basicamente, o empreendimento contará com um espaço só, sem portas e sem paredes para dividi-lo. Assim, fica ao critério do dono do local dividir com móveis e outras maneiras, para assim delimitar os espaços de acordo com o que ele desejar.
Dom-ino House ou Casa Dominó refere-se ao sistema construtivo desenvolvido pelo arquitecto franco-suíço Le Corbusier entre 1914 e 1917.
Estes são os 5 pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier
27 de agosto de 1965
Le Corbusier é o sobrenome profissional de Charles Edouard Jeanneret-Gris, considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França.
No Brasil, esse movimento foi influenciado pela transformação do modo de entender a arte dada em um dos marcos da nossa história: a Semana de Arte Moderna de 1922. A Arquitetura Moderna brasileira se deu de maneira mais expressiva entre 1930 e 1950, com as propostas da Semana de 1922.
Nascido na Alemanha em 1886, este arquiteto marcou e influenciou o século 20 e a arquitetura moderna. Mies Van Der Rohe seguiu uma concepção de linhas puras na arquitetura. ... Deixou o país em 1937 e, nos EUA, foi reconhecido como pioneiro da arquitetura moderna, tendo condições para promover suas experiências.