Lipotímia ou pré-síncope: o mecanismo da pré-sincope é a diminuição do fluxo cerebral. O paciente costuma referir mal-estar de difícil caracterização, evoluindo com escurecimento visual, sensação de fraqueza, sudorese e palidez.
Os termos "desmaio" ou "desfalecimento" são sinônimos populares do termo médico “síncope”. Chama-se lipotímia à sensação de desmaio, sem que esse efetivamente ocorra. A síncope não é uma doença em si, mas sim um sintoma que pode ocorrer em diversas condições patológicas.
-Lipotímia: perda súbita dos movimentos, conservando-se a respiração e a circulação; desmaio.
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente. É comum que o desmaio seja antecedido por membros frios, pulso fraco e respiração superficial.
Primeiros socorros para a síncope
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
Cerca de 70% dos pacientes que procuram serviços de saúde em decorrência de desmaios têm a síndrome vasovagal. Esse problema no sistema circulatório também causa outros sintomas, muitas vezes confundidos com epilepsia, labirintite, hipoglecemia e até doença do pânico.
Os principais tipos de Sincope (desmaios) são: Cardíaca, Cardiovascular e Vasovagal.
A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.
Definição. O desmaio, também denominado síncope, é uma perda súbita de consciência. Ele ocorre quando a pressão arterial cai e não há oxigênio suficiente no cérebro. Às vezes, o desmaio pode parecer convulsão.
A síncope cardíaca é aquela cujas causas estão relacionadas diretamente com a saúde do coração. A síncope pode ser causada também por algum problema no corpo da pessoa. Indivíduos com embolia pulmonar, desidratação e arritmia cardíaca são alguns dos que podem ter o desmaio como um de seus sintomas.
Hiperventilação (respiração rápida e superficial) Desidratação. Ficar em pé por muito tempo. Levantar-se rápido demais de uma posição sentada ou deitada.
Tenha todas as bulas no seu celular
Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.
desmaio- o que fazer: