A cibercultura também se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. As interfaces da Web 2.
As novas tecnologias de comunicação (TICs), sobretudo a televisão e o computador, movimentaram a educação e provocaram novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e o conteúdo veiculado. A imagem, o som e o movimento oferecem informações mais realistas em relação ao que está sendo ensinado.
Significado de Cibercultura Condição social influenciada pelo uso contínuo de computadores, para a comunicação, diversão ou negócios.
O ciberespaço sustenta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas, pois o ciberespaço promove a educação em locais em que a educação tradicional não pode chegar.
Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
Pode-se afirmar que o ciberespaço diz respeito a uma forma de virtualização informacional em rede. ... Com o ciberespaço constituiu-se um novo espaço de sociabilidade que é não-presencial e que possui impactos importantes na produção de valor, nos conceitos éticos e morais e nas relações humanas.
Espaço ou conjunto das comunidades de redes de comunicação entre computadores, nomeadamente a Internet.
Foi em 1984, quando William Gibson criou a expressão. O escritor américo-canadense de ficção especulativa e um dos percursores da Teoria da Comunicação, utilizou o termo ciberespaço em seu livro Neuromancer para se referir a um espaço virtual que era composto por cada computador e usuário conectado em uma rede mundial.
Trata-se de um projeto que pretende aproveitar o enorme potencial das tecnologias de informação e comunicação para aumentar o interesse das pessoas pelos espaços concretos das cidades, reaquecer o espaço público, criar novos vínculos comunitários, tornar a participação políticas dessas pessoas mais dinâmica e, claro, ...
Assim, a Cibercultura é a influência das tecnologias na cultura como um todo, como se vê com ênfase na atualidade. ... 17), Cibercultura é “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.
Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc.
A Cibercultura O autor ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
cibercultura diz respeito ao ambiente digital em que ocorrem as interações, já a parte física dos computadores corresponde ao ciberespaço. ... cibercultura não é o mesmo que cultura digital e se refere à comunicação via redes sociais; já ciberespaço se refere ao ambiente em que ocorre essa comunicação.
Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.
O conceito da inteligência coletiva foi criado a partir de alguns debates realizados por Pierre Lévy relacionados às tecnologias da inteligência. ... A inteligência coletiva seria uma forma de o homem pensar e compartir seus conhecimentos com outras pessoas, utilizando recursos mecânicos como, por exemplo, a internet.
Segundo Lévy (2003, p. 28), a inteligência coletiva é “[...] uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”.
Assim, a inteligência coletiva é toda forma de pensar e compartilhar os seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet. Nesse exemplo, podemos considerar o site Wikipédia, que tem conteúdos construídos pelos próprios usuários que interagem e acessam a página, como um exemplo de inteligência coletiva.
A inteligência coletiva seria uma forma de o homem pensar e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, utilizando recursos mecânicos como, por exemplo, a internet.
As tecnologias da inteligência são representadas especialmente pelas linguagens, os sistemas de signos, recursos lógicos e pelos instrumentos dos quais nos servimos. Todo nosso funcionamento intelectual é induzido por essas representações.
Quais são as principais características da "interatividade" segundo Lévy (1999)? Envolve uma participação ativa do usuário, com a reapropriação ou recombinação do material acessado, com uma quantidade quase infinita de "partidas" ou percursos diferentes.
Na perspectiva de Pierre Lévy, o virtual não é o oposto do real, mas do atual. Embora tenha uma relação com o imaginário (oposto do real), o virtual não deve ser confundido com ele. Para o autor, o movimento de virtualização opera como inverso ao da atualização.
Para o filósofo Pierre Lévy o virtual não se opõe ao real; o conceito de virtual se contrapõe ao conceito do atual. ... A virtualização pode ser definida como o movimento inverso da atualização; consiste em uma passagem do "atual" ao "virtual", em uma "elevação à potência" da entidade considerada.
O Que é Virtual? No livro “O que é Virtual?” Pierre Lévy aborda o fenômeno da virtualização à luz da relação entre a comunicação virtual e as características da sociedade contemporânea.
Sociólogo defende a "tecnodemocracia" "É preciso que todas as pessoas possam se apropriar dos dispositivos tecnológicos, e não apenas as multinacionais e os grandes conglomerados, para que a democracia seja possível", afirma. Para ele, a Internet é a revolução, e não é possível separar homem e tecnologia.
Em sua narrativa analítica, o autor sinaliza que a sociedade encontra-se condicionada, mas não determinada pela técnica. Tal afirmação permite a percepção da relação biunívoca entre sociedade e tecnologia, mediante a qual a primeira se constitui historicamente pela segunda, embora não seja por ela determinada.
O caminho apontado por Lévy (2003) é a construção do laço social baseado no saber. ... O que reuniria os indivíduos não seria mais a pertença a um lugar ou a uma ideologia, mas, sim, as capacidades de compartilhamento dos saberes individuais, uma vez que as identidades passariam a ser identidades do saber (LÉVY, 2003).
Levi (em hebraico: לֵּוִי; em hebraico padrão: Levy; hebraico tiberiano: Lēwî, "união") foi, de acordo com o livro de Gênesis, o terceiro filho de Jacó e Lia, e o fundador da tribo dos levitas.
É um termo usado por Pierre Levy que diz respeito às novas formas de ensinar, de raciocinar e de acessar conhecimento. Essas tecnologias aumentam o potencial de inteligência coletiva da sociedade. ...
Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente.
A cibercultura começou a se fazer presente na vida das pessoas comuns, já na década de 80, com a introdução dos microcomputadores pessoais e portáteis. As telas dos computadores estabeleceram uma interface entre a eletricidade biológica e tecnológica, e entre o utilizador e as redes.