O som no trompete é produzido devido à vibração dos lábios no bocal. Bocal é uma peça de apoio dos lábios, para provocar vibração e gerar o som a ser amplificado e modelado pelo restante do instrumento de sopro.Com a pressão dos lábios e a passagem da coluna de ar pelo tubo do instrumento produz o som.
Use os lábios para fazer um som de "zumbido".
Apanhe o trompete. Depois de montá-lo, apanhe fôlego pela boca, assuma a embocadura, encoste o instrumento nos lábios e assopre. Não aperte nenhum pistão, por enquanto. Você vai perceber que a tensão da sua boca muda ao tocar diferentes notas. Não aperte os pistões ainda!
Depois de pegar o trompete, respire profundamente três vezes e coloque sua boca no bocal. Solte o ar pelo bocal até ouvir um zumbido, usando o mínimo de ar e energia. Se o seu ouvido não for bom o suficiente, use um piano. Toque uma nota apenas pelo bocal, depois uma nota acima dessa.
Instrumentos como tambores, caixa, tarola, taiko e bongo estão entre os mais fáceis do mundo, já que basta bater no tambor para sair o som. Claro que são instrumentos profundos que apenas profissionais conseguem realizar determinados sons, mas está a alcance de qualquer pessoa toca-lo.
ROTINA DE ESTUDOS SAXOFONE