EQST

Por Que Os Anfbios Ainda Dependem Do Ambiente Aqutico Para Sobreviver Justifique Com Pelo Menos Dois Exemplos?

Por que os anfíbios ainda dependem do ambiente aquático para sobreviver justifique com pelo menos dois exemplos?

Isso porque os anfíbios, mesmo os que habitam ambientes terrestres, dependem do meio aquático ao menos para sua reprodução. Seus ovos não apresentam uma casca protetora nem anexos embrionários (estruturas relacionadas à adaptação ao meio terrestre), por isso precisam ser mantidos constantemente úmidos.

Por que se pode dizer que os anfíbios não conquistaram definitivamente o ambiente terrestre como?

Resposta: Os anfíbios se encontra na frase de transição do ambiente aquático —> terrestre. Eles não conquistaram definitivamente o ambiente terrestre, pois, a sua reprodução e fase larval ocorre especialmente no ambiente aquático.

Porque a extinção dos anfíbios traria grande prejuízo para os seres humanos?

Os principais motivos do declínio de anfíbios por aqui são o desmatamento, a poluição e a intensa pressão antrópica, provocada pelo crescimento das cidades e da agricultura, que torna os ambientes naturais mais fragmentados e cada vez menores.

Por que os anfíbios são considerados excelentes bioindicadores?

Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são altamente sensíveis a qualidade do meio ambiente, como a qualidade da água e do ar. A pele dos anfíbios é fina e rica em vasos sanguíneos, e é por ela que os anfíbios interagem com o meio.

Por que os líquens são considerados bioindicadores do ar?

Os liquens são extremamente sensíveis a alterações ambientais. São os melhores bioindicadores conhecidos dos níveis de poluição aérea. Eles são muito sensíveis à poluição ambiental. Assim, a presença de liquens sugere baixo índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.

Que características dos anfíbios podem fazer deles particularmente sensíveis aos problemas ambientais?

Os anfíbios e o meio ambiente Sua pele lisa bastante sensível a qualquer mudança no meio ambiente. Esses animais são importantes no equilíbrio dos ecossistemas em que vivem, pois controlam a população de insetos, aracnídeos e artrópodes em geral e também servem de alimentos para várias outras espécies.