Pessoa de má índole: 1 bandido, biltre, patife, pulha, canalha, miserável, maléfico, mau, nocivo, velhaco, salafrário, calhorda, sem-vergonha, patifório.
substantivo feminino Modo próprio e particular de ser; caráter: pessoa de boa índole. ... Propensão natural, disposição, inclinação, temperamento; gênio: as respostas não foram publicadas por serem de índole pessoal. Etimologia (origem da palavra índole).
Na psicologia, o termo “personalidade” é definido como uma organização de emoções, cognições e condutas que determinam os padrões de comportamento de uma pessoa. Na formação da personalidade intervém tanto a base biológica (temperamento), como as influências ambientais (caráter).
Se você deseja encontrar um homem de bom caráter, busque observar nele atitudes de bondade, gentileza, gestos de amor e cuidado pelas pessoas a sua volta, pois essas são suas principais características.
Mau-caráter é o indivíduo que trás no traço de personalidade a “maldade essencial”. Podemos incluir nessa condição o ladrão, contraventor, trapaceiro, criminoso, facínora, desonesto, caloteiro, charlatão e todos os tipos analfabetos morais.
Pessoas de caráter fraco são facilmente conhecidas, elas cedem a qualquer coisa, não possuem opinião própria sobre algo, são facilmente influenciadas pelos outros, não possuem firmeza no que falam, fazem ou sentem.
Traição é falta de caráter. Quando você trai, você não só admite falta de respeito com seu parceiro, mas também com si mesmo. Se trai é porque há vazios. Se há vazios, não existem motivos para que fiquem juntos.
Embora isso possa ser verdade em alguns casos, os especialistas indicam que mesmo pessoas emocionalmente estáveis em um relacionamento saudável podem trair. Segundo os profissionais, mesmo as pessoas em um casamento feliz podem arriscar tudo para cometer infidelidade.