A enxaqueca ocular (ou enxaqueca oftálmica) é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.
Diagnóstico e Tratamento Como tratamento da doença geralmente são indicados os mesmos medicamentos utilizados para a enxaqueca comum, como aspirinas e antidepressivos. Sendo importante destacar que, além do tratamento neurológico, é essencial o acompanhamento com o oftalmologista, que cuidará da sua saúde ocular.
Há, por outro lado, a enxaqueca oftálmica ou enxaqueca retiniana, conhecida como aura visual, que é um pouco diferente das enxaquecas comuns por afetar a visão e outros sentidos. Nesses casos, os pacientes relatam enxergarem luzes ou terem a visão embaçada minutos antes de serem acometidos pela enxaqueca.
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça caracterizada por sua recorrência e forte intensidade....Confira nossas dicas!
Os remédios para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise. Estes remédios atuam bloqueando a dor ou reduzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, controlando assim os sintomas da enxaqueca, mas só devem ser usados sob indicação médica.
Quem tem enxaqueca com aura, pode usar os métodos com progesterona, como pilula de progesterona isolada, DIU hormonal, DIU de cobre e implante. O desogestrel e o implante pode fazer uma anticoncepção segura e ainda ajudar a melhorar as crises de enxaqueca.
Por essas razões, os anticoncepcionais hormonais combinados são contraindicados nos casos de enxaqueca com aura ou enxaquecas complexas e devem ser evitados nos casos de enxaqueca comum, nos quais as mulheres tenham outros riscos envolvidos, segundo Magalhães.
contraceptivos hormonais, Mulheres que têm enxaqueca com aura podem ter alguma restrição, sendo que os anticoncepcionais com baixa dose de estrógeno podem ser usado em alguns casos. Portanto, se você tem enxaqueca e deseja usar contraceptivos, não deixe de consultar um neurologista.
Pacientes que referem enxaqueca sem aura podem inicialmente utilizar os hormonais combinados, que passam a ser contraindicados após os 35 anos ou se durante o uso houver piora da sintomatologia, pois os riscos de complicações aumentam.
Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez. Para essas mulheres, a pílula deve ser tomada todos os dias, sem interrupção.
A enxaqueca do anticoncepcional geralmente ocorre na pausa da tomada dos comprimidos, e a queda desses hormônios nesse período é que são responsáveis por ela. Se a sua enxaqueca realmente for essa, o mirena é uma opção sim.
Uso de hormônios A elevação do estrogênio no organismo pode provocar enxaqueca, por isso algumas mulheres desenvolvem quadros de enxaqueca durante a realização de tratamentos hormonais, como uso de anticoncepcional em forma de pílula, injetáveis, anéis vaginais ou implantes de hormônios na pele.
Neste caso, as mais pílulas mais indicadas são Cerazette e Micronor, que possuem apenas progesterona levonorgestrel ou noretisterona.
A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como a pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.
“Existem outras pílulas que apesar de menos antiandrogênicas , possuem combinações com doses menores de estradiol e com menos efeitos colaterais”, salienta. Combater a acne significa buscar uma pílula com maior poder antigandrogênico. “Nesse sentido, as melhores são a ciproterona e a drospirenona”, afirma.