1. Fazer parte. Participar em algo, ter objetivo em comum.
Pensar no próximo,uma tarefa a menos para outros resolver,fazendo com que o mundo e outras pessoas se espalham em você...
substantivo feminino Ação de exprimir, de expressar por palavras, por gestos, pela fisionomia. Modo de comunicação próprio; frase, dito, sentença: expressão idiomática.
Ir ter com significa 'dirigir-se a (alguém), ir encontrar-se com (alguém)': Vou ter contigo às cinco horas.
A expressão facial é um ou mais movimentos e expressões dos músculos da face e é sinal de emocionalidade. Estes movimentos geralmente significam a transmissão de algum estado emocional do indivíduo aos seus observadores. As expressões faciais são uma forma de comunicação não-verbal.
O psicólogo Paul Ekman catalogou-as em sete universais e facilitou o entendimento da área. Sendo elas: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. O desafio agora é conseguir identificar todas essas sete expressões no rosto das pessoas enquanto está conversando!
Nosso rosto tem 11 músculos, você sabia?
Sugestões de Trabalho Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado. Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho.
Trabalhar com sentimentos é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, mágoas, desejos etc., buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles.
➢ CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE O QUE ELA ENTENDE POR EMOÇÕES, EXPLIQUE PARA ELA QUE TEMOS MUITOS SENTIMENTOS E É NORMAL, O IMPORTANTE É SABER QUE ELES PASSAM COMO POR EXEMPLO: A RAIVA ELA PASSA, A ALEGRIA TAMBÉM PASSA ASSIM POR DIANTE. ALGUNS EXPRESSÃO FACIAIS.
Identificando e nomeando emoções
Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso colocar os sentimentos para fora e aprender a conhecer os pontos fortes e fracos. Diferentemente de uma disciplina comum, as emoções não se aprendem ao ler um livro ou fazer um curso, sendo necessário praticar e experimentar situações diferentes.
É uma ferramenta de ensino com foco na evolução emocional das crianças. Ela é pautada em estímulos para que cada um saiba lidar com os sentimentos próprios e alheios. Dessa forma, as crianças terão um maior controle sobre suas emoções e, por consequência, saberão solucionar problemas.