O VisuAlg é um interpretador criado pela Apoio Informática, ele lê e interpreta em uma linguagem próxima do português estruturado(Portugol) como um programa normal de computador.
Como Instalar o VisualG no Windows 10
O Portugol é uma pseudo-linguagem algorítmica muito utilizada na descrição de algoritmos, destaca-se pelo uso de comandos em português, o que facilita o aprendizado da lógica de programação, habituando o iniciante com o formalismo de programação.
VisuAlg é um aplicativo para Windows que permite editar, interpretar e executar algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador. Essa ferramenta é ideal para o aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos.
A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".
Nomes de Variáveis e sua Declaração Os nomes das variáveis devem começar por uma letra e depois conter letras, números ou underline, até um limite de 30 caracteres. Não pode haver duas variáveis com o mesmo nome. Note que não há a necessidade de ponto e vírgula após cada declaração: basta pular linha.
Instalar o VisualG no Windows 10
Na linguagem Portugol, usamos as seguintes regras para criar um nome de variável: 1. Nomes de variáveis devem possuir como primeiro caractere uma letra ou o símbolo '_' (sublinhado). Os demais caracteres, se algum, devem ser letras, números ou sublinhado.
Variáveis: ... Os tipos de dados e variáveis utilizados dependem da finalidade dos algoritmos, mas, podemos definir alguns, pelo fato de serem largamente utilizados e implementados na maioria das linguagens, sendo estes: INTEIRO : qualquer número inteiro, negativo, nulo ou positivo.
Uma variável é um espaço na memória do computador destinado a um dado que é alterado durante a execução do algoritmo. Para funcionar corretamente, as variáveis precisam ser definidas por nomes e tipos. Veja os diferentes tipos de dados: inteiros: números inteiros (0, 1, 2 , 3…)
Em linguagens de programação, constantes são usadas em expressões para representar vários tipos de valores. Na linguagem de programação C existem regras rígidas para determinar como devem ser escritos estes valores. Mais abaixo há exemplos sobre as regras para escrever constantes.
Estatística Básica: Tipos de Variáveis
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. ... Podem ser contínuas ou discretas.
As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. ... No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas.
A variável qualitativa indica uma característica, uma qualidade como resposta a uma pergunta estatística. ... A variável quantitativa indica uma quantidade numérica como resposta a uma pergunta estatística e também é dividida em duas subcategorias: discreta e contínua.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
As variáveis qualitativas, como o nome indica, são qualidades e, sendo assim, não podem ser mensuradas. Se classificam em ordinal, intervalar e nominal.
Uma variável de pesquisa ou variável de estudo é um termo usado para se referir a qualquer tipo de relação de causa e efeito. Em termos gerais, uma variável representa um atributo mensurável que muda ao longo de um experimento, verificando os resultados.
Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer. Uma variável contínua pode ser numérica ou de data/hora.
Dados discretos podem ter apenas valores específicos. ... Os dados contínuos não estão restritos a valores separados definidos, mas podem ocupar qualquer valor em um intervalo contínuo. Entre dois valores de dados contínuos, pode haver um número infinito de outros. Os dados contínuos são sempre essencialmente numéricos.