substantivo masculino Conjunto de pessoas ou de objetos reunidos num mesmo lugar, que formam um todo. Conjunto de pessoas que apresentam o mesmo comportamento e a mesma atitude, e com um objetivo comum que condiciona a coesão de seus membros: um grupo político; um grupo de trabalho; psicologia de grupo.
Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. ... Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes.
Na construção das relações intersociais, os principais grupos são:
- Grupo casual: um número de pessoas que compartilham um mesmo ambiente virtual de aprendizagem em um momento particular, sem interesse explícito que as una; ... - Grupo identificado automaticamente ou aleatório: um número de pessoas que são automaticamente conectados a partir da detecção de um algoritmo computacional.
Grupos primários: são aqueles firmados por meio de relações mais íntimas, ou seja, os integrantes mantêm contatos pessoais diretos.
Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. ... Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. Diferentemente dos grupos primários, os secundários são aqueles em que os membros não possuem tamanho grau de proximidade. Exemplos: igrejas, partidos políticos, etc.
a família
Grupo social: á a reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum.
Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si.