Entre os cuidados de enfermagem à pacientes em uso de dragas vasoativas estão: estabelecer critérios de diluição das drogas por meio de protocolos institucionais; observar aspecto da solução antes e durante a administração; administrar em bomba de infusão; manter cuidados com o acesso venoso que deverá ser central; ...
A utilização de drogas vasoativas no suporte farmacológico de pacientes críticos, baseia-se na otimização do débito cardíaco e do tônus vascular da circulação sistêmica e pulmonar, com o objetivo principal de restabelecimento do fluxo sangüíneo regional para órgãos vitais durante o choque circulatório.
CONCLUSÕES: Os fármacos mais utilizados são morfina, fentanil, midazolam e propofol.
Os fármacos vasoativos dopamina, nitroprussiato de sódio e norepinefrina, são fotossensíveis, logo devem ser protegi- dos da ação da luz e do calor, através da utilização da capa e equipo protetores.
Alguns exemplos de medicações fotossensíveis que costumam ser utilizadas no dia a dia, em âmbito assistencial, são: Dipirona (em ampola âmbar), antibiótico Anfotericina (antifúngicos), Noradrenalina, Dacarbazina, vitaminas A, K, complexo B entre outros que sempre estarão em ampola fotossensível e que necessitarão deste ...
A Noradrenalina ou Norepinefrina é uma catecolamina sintética muito utilizada em terapia intensiva para o tratamento de hipotensão, choque e até na reanimação cardíaca.
O equipo fotossensível tem por finalidade proteger os fármacos fotossensíveis, que necessitam de cuidados específicos e podem perder suas características medicamentosas se expostos diretamente à luz (solar ou de lâmpada artificial).
Os produtos sensíveis à ação da luz são chamados de “fotossensíveis”. Para proteção dos medicamentos fotossensíveis, utilizam-se embalagens âmbar ou de papel alumínio (MARIN, 2003).
O Equipo Fotossensível tem por sua finalidade proteger certos fármacos que necessitem cuidados específicos, como a sensibilidade da luz, que podem perder suas características medicamentosas se ficarem expostas à luz, como certos antibióticos, drogas vasoativas e medicações quimioterápicas.
O equipo macrogotas é um dispositivos utilizados para infusão Macro gotas de solução parenteral por gravidade. Possui um or Lateral em “Y” destinado à aplicação injeções de medicamento, através da introdução de agulhas na membrana autocicatrizante ( no modelo com injetor lateral).
Assunto: Intervalo para troca de equipos e validade de medicamentos após a reconstituição. cada 24 horas, considerando que o número de manipulações nesse contexto é maior, salvo esta situação os equipos para infusão contínua sevem ser substituídos a intervalos que não excedam 72 horas.
A dieta enteral tem validade de 06 horas em temperatura ambiente e de 24 horas sob refrigeração (2ºC a 8ºC), de acordo com recomendações do fabricante.
O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.
Os equipos são utilizados para administrar as medicações endovenosas, ou seja, são os remédios injetados diretamente na veia e geralmente essa via é utilizada nos momentos em que as soluções precisam ser absorvidas rapidamente.
Desenvolvido para administração de medicamentos e soluções pela via endovenosa em hospitais e clínicas. Os Equipos Descarpack tem a finalidade de entremear a ligação do dispositivo venosos periférico (ligado ao paciente) ao recipiente que contém líquido a ser infundido (que pode ter ou não medicação).
O que é o Equipo de Bomba de Infusão? É nada mais que um equipo de soro padrão, porém com um sistema de silicone em seu centro, para bombear e controlar os líquidos a serem infundidos para dentro do corpo. Normalmente o material utilizado é o silicone, que proporciona maior precisão e durabilidade (até 48 horas).
Porém Silva et al (2011) ressalta a importância de que permaneça 5 ml de soro no equipo, isso auxiliaria a evitar a entrada de ar no sistema.
Uma gota-padrão tem volume de cerca de 0,05mL, ou seja, 1 mL tem 20 gotas.
(FAUEL/2015) Caso a prescrição médica seja de 500ml de soro fisiológico, para correr em 6 horas, você deverá instalar o soro com gotejamento aproximado de: a) 28 gotas ou 84 microgotas.
Foi prescrito pelo médico um frasco de 100 mL de Soro Glicosado a 5%, para correr em 30 minutos. Utilizando-se de um equipo de microgotas, o técnico de enfermagem deverá controlar o gotejamento para, aproximadamente, A. 100 microgotas por minuto.
Explicação: Deverão correr 56 microgotas de soro. Cada microgota equivale a 1 mililitro de soro. x = 1000/18 = 55,56 = 56 microgotas.
Foram prescritos 500 ml de Soro Fisiológico (SF) a 0,9%, via endovenosa,para correr em 12 horas. Quantas gotas deverão correr por minuto? (aproximar vírgula, conforme regras matemáticas). a) 18 gotas por minuto.
Tipos de cálculo de gotejamento Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.