O Que MAP Na Gestaço?

O que MAP na gestaço

O primeiro trimestre de gravidez corresponde aos 3 primeiros meses e às semanas 1 a 13 da gestação, sendo marcado pelo rápido desenvolvimento do bebê e formação dos principais órgãos, além da placenta e do cordão umbilical. Esta é considerada a fase mais delicada da gravidez e, por isso, o consumo de substâncias como remédios, álcool ou cigarro, podem afetar gravemente o desenvolvimento do bebê.

Além disso, a mulher pode sentir dor na pelve pois as alterações hormonais normais da gravidez causam afrouxamento dos ligamentos da pelve para acomodar o bebê, além de outros sintomas como azia, sensação de queimação no estômago, sensibilidade nas gengivas ou vontade de urinar com frequência. Confira todas as mudanças no corpo da mulher semana a semana no primeiro trimestre da gravidez

Conhecendo o Assoalho Pélvico (AP)

Fisiologicamente, ao longo da gravidez, existe retenção hídrica aproximada de 8 a 10 litros, havendo aumento do volume plasmático e dos volumes intra e extra celular. O principal envolvido no aumento da retenção hídrica é o hiperaldosteronismo secundário da gravidez, que eleva a retenção de sódio e de tal modo “puxa” a água. O aumento do volume circulante acaba por gerar queda da osmolaridade plasmática, da pressão oncótica e do limiar de sede.

A volemia aumenta proporcionalmente ao débito cardíaco, mas o aumento no volume de plasma é maior (aproximadamente 50%, geralmente de cerca de 1.600 mL para um total de 5.200 mL) do que a massa eritrocítica (aproximadamente 25%); assim, a hemoglobina (Hb) diminui por diluição de cerca de 13,3 para 12,1 g/dL. Essa anemia dilucional diminui a viscosidade do sangue. Em gestações gemelares, a volemia materna aumenta mais (perto de 60%).

Parto vaginal e incontinência urinária

<b>Parto vaginal e incontinência urinária</b>

A incidência de doenças da vesícula biliar aumenta um pouco. A gestação afeta sutilmente a função hepática, em especial o transporte de bile. Os testes de função hepática habitualmente são normais, mas os níveis de fosfatase alcalina aumentam de modo progressivo durante o 3º trimestre e podem chegar a 2 ou 3 vezes acima dos valores normais no parto; esse aumento decorre da produção placentária dessa enzima e não da disfunção hepática.

Durante a gravidez existe marcante alteração da função renal e urinária. Ocorre aumento do fluxo plasmático renal (em torno de 60 a 80%) e da taxa de filtração glomerular (50%), resultando em hipertrofia e aumento do peso renal em torno de 30%. Pode haver dilatação ureteral e pielocalicial e por fim pode ocorrer hidronefrose em função do crescimento uterino.

Onde fica localizado o maior CTG do Brasil?

As principais alterações hemodinâmicas que ocorrem no decorrer da gravidez são aumento da frequência cardíaca entre 10 e 15 batimentos por minuto, aumento do débito cardíaco (com pico entre 20 e 24 semanas), aumento da pressão venosa. Esta última em função do crescimento uterino, causando compressão dos vasos pélvicos e da veia cava inferior. Existe queda da resistência vascular periférica, da pressão arterial (queda de 3 a 4 mmHg na pressão sistólica e 10 a 15 mmHg na pressão diastólica) e do retorno venoso.

Aranhas vasculares (nevus araneus) são pequenos pontos vermelhos brilhantes circundados de capilares que se assemelham às patas de aranha. Depois de liberar pressão suficiente para que fiquem brancos, se preenchem a partir do centro. São normais em muitas pessoas saudáveis. Geralmente aparecem em gestantes ou mulheres que usam contraceptivos orais e em pessoas com cirrose hepática.

Modificações posturais afetam a função renal, mais durante a gestação do que em outras situações; isto é, a posição de decúbito dorsal aumenta a função renal e a posição ereta diminui a função renal. A função renal também aumenta acentuadamente na posição lateral, especialmente quando deitado no lado esquerdo; essa posição alivia a pressão do útero sobre os grandes vasos quando a gestante está em decúbito dorsal. O aumento posicional da função renal é uma das razões pelas quais a gestante necessita urinar com frequência enquanto tenta dormir.

Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê

Em todas as consultas de acompanhamento, o obstetra pode realizar alguns exames mais gerais para avaliar a saúde da mulher. Assim, é comum que seja feita a medição da pressão arterial com o objetivo de avaliar o risco de eclâmpsia, o que pode levar à antecipação do parto, além de também ser feita a avaliação do peso da mulher.

No 1º trimestre da gestação, o acompanhamento pré-natal é feito por meio de exames que avaliam e monitoram o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher, além de verificar se há risco da mãe passar alguma doença para o bebê.

O que ocorre com o assoalho pélvico da mulher durante a gestação?

Os níveis de beta-hCG, que estão correlacionados à idade gestacional em gestações normais, podem ser utilizados para determinar se o feto está crescendo de modo normal. A melhor abordagem é comparar 2 valores séricos de beta-hCG, obtidos com 48 a 72 horas de intervalo e medidos pelo mesmo laboratório. Em uma gestação normal habitual, os níveis de beta-hCG dobram aproximadamente a cada 1,4 a 2,1 dias durante os primeiros 60 dias (7,5 semanas e meia) e então começam a decair entre a 10ª e a 18ª semana. A duplicação regular dos níveis de beta-hCG durante o 1º trimestre sugere fortemente crescimento embrionário normal.

Assim que a gravidez for confirmada, deve-se marcar uma consulta com o obstetra até a semana 13 de gestação para confirmar a fase da gestação e esclarecer dúvidas como data provável de nascimento do bebê e os cuidados durante a gestação.

Cuidados no 1º trimestre de gravidez

A náusea e o vômito surgem desde o inicio da gestação, atingindo o pico de intensidade por volta de 9 semanas e melhora dos sintomas em torno de 12 semanas. A elevação da progesterona também proporciona relaxamento do esfíncter esofagiano inferior. Isto, associado ao aumento da pressão abdominal (decorrente do desenvolvimento da gravidez), provoca o clássico quadro de pirose e refluxo. Existe também tendência à estase biliar e formação de cálculos biliares.

O ultrassom obstétrico do 1º trimestre de gravidez é o transvaginal, que é normalmente realizado entre a 8ª e a 10ª semana de gestação e serve para confirmar a idade gestacional, como o embrião está se desenvolvendo, se está no lugar correto dentro do útero, se a gravidez é de um ou mais bebês, além de  verificar a frequência cardíaca do bebê e permitir calcular a data prevista do parto. 

Toda gestante experimenta no transcorrer da gravidez uma série de alterações multissistêmicas em seu corpo. O conhecimento dessas alterações é fundamental, visando reconhecer quais são fisiológicas e quais são patológicas. As mudanças que ocorrem no organismo materno são decorrentes de reações ao concepto, alterações hormonais, modificações bioquímicas, e modificações anatômicas e mecânicas geradas pelo crescimento do feto ao longo da gravidez. Praticamente todos os sistemas apresentam mudanças funcionais ou estruturais com a evolução da gestação.

O que é sofrimento fetal crônico?

Já o sofrimento fetal crônico, como o próprio nome indica, acontece quando o feto é acometido continuamente pela falta de oxigênio e de nutrientes.

O que significa toco no exame Cardiotoco?

É uma das maneiras que o seu bebê tem para avisar se está tudo bem ou se existe algum problema que possa estar afetando o seu bem estar. Consiste no registro por cerca de 20 minutos da frequência cardíaca fetal, das contrações uterinas e da movimentação fetal.

Como saber se o bebê está bem dentro da barriga?

Na primeira gestação, você vai demorar um pouco mais para sentir os chutes e mexidas do seu bebê. Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.

O que sente com 3 meses de gravidez?

Mau humor e um vermelhão no rosto. Dores-de-cabeça, tonturas leves e palpitações também são comuns nessa fase, porque o volume de sangue no corpo aumenta até o fim da gestação, ele será 50% maior. Como esses sintomas também podem ser sinais de doenças, é sempre bom conversar com o médico.

Estou grávida de 3 meses e não sinto nada?

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

É normal descobrir a gravidez com 3 meses?

Muitas vão responder que sim, que é bem comum algumas mulheres descobrirem só quando estão com dois, três ou até quatro meses de gestação.

Quantos semanas são 3 meses de gravidez?

Porque contar que está grávida depois dos 3 meses?

A tradição popular de não contar sobre a gravidez antes do fim do terceiro mês nasce do medo de perder o bebê. Querer guardar segredo sobre um aborto espontâneo é direito de toda mulher (ou casal).

Como saber se é o bebê que está mexendo ou gases?

Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais. A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando.

Como fazer o bebê mexer com 3 meses?

Por volta do segundo e terceiro trimestres, as mães estão sempre à espera de sentir um pontapé, um movimento...

  1. Eis alguns truques que podem dar um "empurrãozinho":
  2. Faça um lanche. ...
  3. Faça alguns "jumping jacks" (saltos) e em seguida sente-se. ...
  4. 3. " ...
  5. Apontar uma lanterna à barriga. ...
  6. Deite-se. ...
  7. Falar com o bebé ...
  8. Nervoso miudinho.