Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
B) Apenas com os palitos 9 cm, 15 cm e 20 cm é possível formar triângulo. Pois 20 é menor que 9 + 15 e pela condição de existência do triângulo, o lado maior deve ter medida menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
Triângulos isósceles: dois lados iguais e os ângulos opostos a esses lados iguais. Triângulo equilátero: Todos os lados e ângulos iguais. Concluímos que seus ângulos serão de 60°.
Não, nem sempre é possivel formar um triangulo dadas 3 medidas para os lados. a soma do comprimento de dois lados de um triangulo qualquer deve ser sempre maior do que o comprimento do terceiro lado.
Resposta. Não é possível construir um triângulo quando a soma de dois lados é menor ou igual o terceiro lado.
Resposta: São 35 triângulos no total.
O pentagrama é composto por um pentágono regular e cinco triângulos isósceles congruentes, tal que a razão entre o lado do triângulo e sua base (lado do pentágono) é o número de ouro.
Para conferir outros desafios, clique aqui! Resposta: 12 triângulos.