Cone Reto: No cone reto, o eixo é perpendicular à base, ou seja, a altura e o centro da base do cone formam um ângulo de 90º, donde todas as geratrizes são congruentes entre si e, de acordo com o Teorema de Pitágoras, tem-se a relação: g²=h²+r².
Cônicas são as figuras geométricas planas que podem ser encontradas na intersecção de um plano com um cone, obtido pela revolução de uma reta. As cônicas são figuras geométricas formadas pela interseção de um plano com um cone duplo de revolução. São elas: elipses, parábolas e hipérboles.
Significado de Cônica substantivo feminino [Geometria] Denominação das curvas de segunda ordem (elipse, parábola, hipérbole), resultantes da interseção de um plano com um cone.
Hipérbole é a expressão do exagero. Tem a capacidade de aumentar a expressão do texto, podendo tornar tudo exagerado, que vai muito além do real. Elipse, quando existe uma omissão de um termo, mas que pode subentender texto, ou seja, quando uma palavra não é dita, mas pode ser entendida.
Elipse é a curva desse plano para a qual a soma das distâncias de cada um de seus pontos aos pontos F1 e F2 é constante (e maior do que a distância entre F1 e F2). ... Os pontos F1 e F2 são chamados focos da elipse.
Observação: Os focos sempre estão contidos no maior eixo, então, se a > b, os focos estão contidos no eixo horizontal, e se b > a, eles estão contidos no eixo vertical. Nem sempre o centro da elipse está na origem do plano cartesiano, o que não impede o desenvolvimento e a adaptação da equação da elipse para esse caso.
onde o eixo A1A2 de medida 2a, é denominado eixo maior da elipse e o eixo B1B2 de medida 2b, é denominado eixo menor da elipse. Observe que x – (-c) = x + c. Dividindo agora, ambos os membros por a2b2 vem finalmente: que é a equação da elipse de eixo maior horizontal e centro na origem (0,0).