Entre os educadores que lideraram o movimento da Escola Nova estão Anísio Teixeira, da Bahia, Fernando de Azevedo e Manuel Lourenço Filho, de São Paulo. Várias reformas foram realizadas no Brasil na década de 1920: 1920 - Sampaio Dória realiza em São Paulo a primeira dessas reformas regionais do ensino.
A primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824, garantia apenas, em seu Art. 179, “a instrução primária e gratuita a todos os cidadãos”. No ano de 1827, uma lei determinou a criação de escolas de primeiras letras em todos os lugares e vilas, além de escolas para meninas, nunca concretizadas anteriormente.
Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
Significa o plano de organização de estudo da companhia de Jesus. É uma coletânea que possui experiencias vivenciadas nas escolas romanas. Sendo que o objetivo da obra era instruir os jesuíta docentes a compreenderem a importância do cargo que ocupavam.
O modus parisiensis é o conjunto de normas pedagógicas que caracterizavam o ensino parisiense e lhe conferiam uma personalidade única e original.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles.
Além de instituições educativas, os jesuítas produziram gramáticas e dicionários, como: Arte de Gramática da Línguas mais Usadas na Costa do Brasil (José de Anchieta-1590); Catecismo na Língua Brasílica (Antônio de Araújo-1618); Vocabulário da Língua Brasílica e Dicionário Português-Brasiliano (anônimos); Arte da ...