Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. ... De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.
A Radiação Ionizante pode ser detectada por: um contador Geiger-Muller, por uma película fotográfica ou por uma câmera de ionização.
Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.
12 maneiras de evitar a radiação emitida pelo celular
Os aparelhos liberam energia de radiofrequência, ou ondas de rádio, as quais podem ser absorvidas pelos tecidos do corpo. Antigamente, estudos associavam o uso frequente de celulares a certos tumores cerebrais.
Caso a radiação microondas fosse liberada em altos níveis, poderia causar aquecimento dos tecidos do corpo humano e até dificultar a circulação de sangue em locais mais sensíveis como os olhos ou os testículos, por exemplo. Mesmo assim, a pessoa necessitaria ficar exposta por muito tempo seguido.
A explicação é bem simples: esse efeito acontece porque tanto o celular quanto a TV (no caso a TV de tubo) ou outros dispositivos emitem ondas eletromagnéticas, que ao entrarem em contato geram interferências e distorções no som e na imagem da televisão.
Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si. As chances de que aconteça uma explosão são extremamente remotas.
A economia do Android também reduz o desempenho do celular, cujo processador passa a rodar em menor velocidade – as variações vão depender da marca e modelo. O GPS é desativado e os limites de vibração do smartphone, reduzidos.
Quando ativar o modo de economia de energia Então utilizar o modo quando sair para passeios, viagens ou quando já sabe que irá passar mais tempo do que o normal fora de casa, então o telefone poderá ficar ligado por várias horas e você ainda poderá mandar informações para outras pessoas durante muito tempo.
Algumas pessoas acreditam que o celular pode explodir se colocado em uma temperatura mais alta. Isso não é totalmente mentira, mas muitas baterias foram construídas para não estourarem de maneira alguma. Mas, mesmo assim, acidentes podem acontecer, não necessariamente uma explosão, mas danos aos componentes.
Quando um telefone atinge 100% e mantém o carregador ligado, ele vai novamente enviar energia assim que a bateria atingir 95%, portanto, o ideal é quando chegar a carga completa, desligar o carregador.
O tradicionalmente recomendado é tentar manter o celular sempre entre 20% e 80% e carga, que é um nível onde não é baixo e nem alto, pois não chega ao ponto de esquentar muito a bateria, o que também não é bom.