É importante não usar um canguru normal nunca, por deixar as pernas do bebê penduradas. As pernas dos bebês devem ficar em posição de rã, ou seja, pernas abertas ao lado da cintura da mãe, quadril flexionado, um ângulo de 90 graus na parte de baixo do joelho (ou algo bem perto disso).
Por conta da grande flexibilidade da coluna dos recém-nascidos, movimentos como sacudir ou chacoalhar podem causar sérias lesões e devem ser evitados. Nessa faixa etária dê preferência para carrega-los em carrinhos de bebê e em bebês conforto, mantendo a cabeça sempre apoiada.
Observe atentamente a simetria dos dois lados das costas: ambos devem ter a mesma altura, tanto na lombar como na torácica. Se um dos lados for mais alto que o outro, a diferença pode ser indício de uma escoliose em formação.
É por esse motivo que o bebê firma antes o pescoço (no primeiro mês de vida) e só depois a coluna, por volta dos 6 meses, quando consegue se sentar sozinho pela primeira vez.
Geralmente, é a partir dos seis meses que os bebês conseguirão se virar quando estiverem deitados e manter uma certa estabilidade. Colocar o bebê para sentar não é um problema se tivermos certeza de que não estamos forçando-o a ficar nessa posição. Para ter certeza, é melhor esperar até os seis meses.
Dois meses mais tarde, consegue se virar, quando deixado de bruços na posição chamada popularmente de “tartaruguinha” (em que se apóia nos antebraços). Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio.
De um modo geral, só por volta dos 6-7 meses é que os bebés começam a adquirir capacidade de se sentar sozinhos, sem apoio. No entanto, isso não quer dizer que eles não se possam sentar mais cedo com a ajuda de algumas almofadas, bem pelo contrário.
Brincadeiras para ajudar o bebê a sentar sozinho
Segundo a Academia Americana de Pediatria, alerta-se que o bebê não deve ficar mais de 2 horas dormindo no bebê conforto.
A posição correta da criança no bebê conforto O bebê conforto não deve ser colocado no banco da frente do carro, o indicado é que ele vá sempre na parte de trás. Porém, em caso de caminhonetes, por exemplo, você pode deixar o bebê conforto na frente, mas lembre-se de deixar a criança sempre de costas.
Melhores Bebê Confortos de 2021
De acordo com a resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o bebê conforto deve ser usado obrigatoriamente em todos os bebês até 1 ano de idade. Normalmente, esses itens são fabricados para bebês de até 13kg, peso médio de bebês de até 1 ano.
De acordo com a legislação brasileira, a criança deve usar esse equipamento de quatro a sete anos e meio de idade. Entretanto, para oferecer mais segurança, recomenda-se que a criança use esse dispositivo até os 10 anos de idade (ou até atingir 1,45 m de altura).
É indicado que o bebê conforto seja colocado no banco de trás do carro e virado de costas para o banco do motorista ou do passageiro da frente.
- bebê conforto deve ser usado por crianças de até 1 ano; - cadeirinha deve ser usada de 1 a 4 anos; - assento de elevação é para crianças de 4 a 7 anos e meio; - banco de trás, só com cinto de segurança, é indicado às que têm de 7 anos e meio a 10 anos, com 1,45 m de altura, no mínimo.
Bebês de até 1 ano de idade devem ser transportados no banco de trás do carro no bebê-conforto, de costas para o movimento. Crianças entre 1 e 4 anos devem ficar na cadeirinha presa com o cinto e no banco traseiro. Crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás.
5 anos
O bebê conforto precisa dar espaço a uma cadeirinha reversível virada para frente, e o cinto deve estar na altura dos ombros. Eles já são um pouco maiores para aguentar a pressão do cinto caso haja uma colisão. Não é necessário comprar outro ítem, é só voltá-lo para frente que o problema está resolvido.
Bebês de 0 a 12 meses Bebês de até um ano de idade (ou 13 kg, dependendo da recomendação do fabricante), devem ser transportados no veículo usando o bebê-conforto, e virado sempre de costas para o banco dianteiro (de frente para o vidro traseiro).
Em setembro de 2020, o Projeto de Lei 3267/19, que faz essa alteração que inclui a Lei da Cadeirinha, foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e entrará em vigor por volta de março de 2021.
A cadeirinha para carro da Kiddo é adequada para crianças de 9 a 36 kg, compreendendo os grupos 1, 2 e 3. Possui 4 opções de reclínio e apoio de cabeça em múltiplas posições de altura. Apresenta um apoio lateral para a cabeça, fácil instalação, design anatômico e cinto de segurança de 5 pontos.
Cadeirinha com Isofix Multifix 0 a 36kg A cadeirinha com isofix multifix é a melhor cadeirinha para auto. Seu diferencial já está no nome, o fato de poder ser instalada no cinto ou no isofix torna seu uso mais fácil nos mais distintos modelos de carro.
Melhores Cadeirinhas para Auto de 2021