Conhecidos como elementos da circunferência, chamamos de centro ou origem o ponto que está no centro; de raio, o segmento de reta que liga o centro até a circunferência; de corda, qualquer seguimento que liga duas extremidades da circunferência; e de diâmetro, qualquer corda que passa pelo centro.
Considerando a equação (x – a)2 + (y – b)2 = r2, na forma reduzida, imediatamente podemos concluir que o centro é C(a; b) e o raio é r. Exemplo: A circunferência da equação (x – 2)2 + (y + 3)2 = 25 tem centro C(2; –3) e raio r = 5.
O desenvolvimento da forma reduzida da equação da circunferência se torna a equação geral:
O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).
Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral. O cilindro também é considerado um corpo redondo, por esse motivo, alternativamente, a área total pode ser calculada também levando em consideração a medida do raio e o valor constante do número.
Em um cilindro circular reto, a área lateral é obtida por A(lat)=2πrh, onde r é o raio da base e h é a altura do cilindro.
V/ π r² = h Caso o exercício não apresente o raio da circunferência diretamente, mas: Deu o diâmetro: divida esse valor por 2.
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero. Divida o triângulo equilátero pela metade e defina valores às variáveis a, b e c.
A altura h da pirâmide pode ser obtida como a medida de um cateto de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é dada pela altura L=6cm da aresta lateral e o outro cateto Q=2√2 que é a metade da medida da diagonal do quadrado.
O volume da pirâmide é dado pelo cálculo: um terço da área da sua base multiplicado por sua altura. Em outras palavras, um terço do volume do prisma de mesma base e altura.
Conta-se que, numa de suas viagens ao Egito, Tales foi desafiado a medir a altura de grande pirâmide de Quéops. Usando um bastão, Tales aplicou seus conhecimentos sobre segmentos proporcionais, pois a razão entre a altura da pirâmide e o comprimento da sombra projetada por esse bastão.
146,5 metros
Quem construiu as pirâmides? As Pirâmides de Gizé foram construídas por uma das famílias mais poderosas do Egito - pai, filho e neto. Temos a Pirâmide de Quéops (Khufu), a maior das três ei a primeira a ser construída.
São elas: a pirâmide de Queóps, de Quéfren e de Miquerinos (única das sete maravilhas que resiste intacta ao tempo). As Pirâmides do Egito mais conhecidas ficam no famoso Complexo de Gizé, que abrange, além das construções, a famosa Esfinge de Gizé.
pirâmide de Djoser
Necrópole de Gizé
Como é a visita a Necrópole de Gizé São duas as entradas para o complexo: uma bem próxima à Grande Pirâmide de Queóps e outra perto da Esfinge. A entrada pela Grande Pirâmide é mais cheia, mas também é a única que te permite comprar o ingresso para entrar nos monumentos.
Pode subir nas Pirâmides do Egito? Não! É proibido e isso pode te causar problemas!