Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.
Classe Gastropoda Existem espécies de água doce, marinhas e terrestres. Alguns gastrópodes bem conhecidos são as lesmas, os caracóis de jardim e os caramujos. Existem espécies com concha, geralmente espiralada, como os caracóis e caramujos, ou sem, como as lesmas.
Esse animal apresenta uma grande capacidade de reprodução, podendo colocar mais de 200 ovos por vez, além de alimentar-se de praticamente tudo. Esses caramujos comem desde hortaliças a papel e indivíduos jovens de sua espécie.
Essas espécies possuem em comum o fato de se alimentarem de algas (eventualmente plantas quando sua taxa de reprodução não for controlada), restos de ração e outros alimentos, folhas mortas e até cadáveres de peixes, além de possuirem uma velocidade de reprodução bastante alta.
Alguns, como o escargot, são usados como alimento; outros servem de hospedeiros a certos vermes, como o da esquistossomose; e outros têm conchas de formas curiosas e colorido atraente, usadas na confecção de bijuterias e objetos decorativos.
Rádula: estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (excepto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos quitinosos.