Pois talvez o que você goste, o outro não gosta, ou vice-versa. Todos temos opiniões diferentes! Qual seria a graça do mundo se todo mundo pensasse igual? É muito importante respeitar.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Respeito às diferenças: Parceria entre famílias e escola para combater o preconceito. Entre as principais riquezas da humanidade está a diversidade entre os povos. Diferenças de cultura, raça e crença tornam o mundo mais interessante e repleto de aprendizagens.
Respeitar as diferenças culturais, é importante em um mundo cada vez mais globalizado, pois prepara as pessoas para apoiar, valorizar e aprender com os outros, ser tolerantes e respeitosos e evitar tomar decisões baseadas sobre preconceitos e estereótipos.
Como aceitar as diferenças
Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na forma em que socializamos com os demais. ... Conhecer outras culturas nos torna mais empáticos com as diferenças, ajuda a compreender as adversidades e desmistifica velhos preconceitos.
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.
Sabemos que o respeito à diversidade é fundamental para a educação das crianças e a construção de um mundo mais justo e inclusivo. ... A ideia é estimularmos o desenvolvimento de atividades lúdicas que dialoguem com as crianças sobre racismo, questões de gênero, tolerância religiosa e respeito às pessoas com deficiência.
1) Facilita o recrutamento e reduz a rotatividade Como a sociedade vêm se tornando continuamente mais plural – e as minorias sociais, na verdade, compõem em número a maior parte da população –, cada vez mais pessoas consideram a diversidade e inclusão fatores essenciais para decidir aonde irão trabalhar.
Conviver com diferenças é de fato um privilégio, pois temos a oportunidade de evoluirmos, aprender coisas novas, conhecer um novo jeito de fazer as coisas que sempre fazíamos e acredite, é enriquecedor.
Resposta. Resposta: as pessoas diferentes geralmente não a conhecemos . pense, seria muito mais facil se convivessemos com conhecidos não seria diferente.
Conviver com as diferenças deve ser compreendido como um privilégio, na mediada em que se tem a oportunidade de aprender e de superar com os estudantes os limites impostos pela deficiência. Respeitar as diferenças é o primeiro passo na construção de uma sociedade mais justa e cidadã.
Uma boa maneira de introduzir o ser humano à diversidade é a própria escola. Apesar da faixa de idade em uma mesma turma e série ser praticamente a mesma, o convívio escolar é uma das primeiras grandes experiências dos pequenos com a diferença.
Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.
Resposta: Isso e uma falta de respeito, com os seres humanos, algumas pessoas tem uma condição maior, já as outras não tem, então as pessoas começam a criticar, descriminar, praticar bullying, e etc.
Ser diferente na atualidade é seguir seu próprio estilo sem se preocupar com outros, e não seguir o que a sociedade implica. Também pode ser: pessoas com uma deficiência, gordos, anti-sociais, aqueles que seguem religiões diferentes, negros, com outro tipo de orientação sexual e assim vai.
Ser diferente pode ser percebido como positivo ou negativo dependendo da fase da vida e do momento de desenvolvimento em que nos encontramos. Apesar de sermos diferentes, há momentos na vida em que nos esforçamos para nos parecer com os outros tanto quanto possível.
Resposta: As pessoas são diferentes umas das outras, cada ser é único, com emoções, histórias, experiências e modelos sociais que influenciam a maneira com que elas percebem o ambiente ao seu redor.
Por isso, a igualdade está justamente em respeitar as diferenças, já que elas existem em cada indivíduo. O que difere as pessoas não é somente a cor da pele, a classe social, o nível escolar, a cultura, a religião ou determinada deficiência, as diferenças estão muito além disso.
Para que a convivência em sociedade seja possível, saudável e com relações duradouras, portanto, é fundamental que haja respeito às diferenças.