O objetivo do planejamento no RH é antecipar o futuro das atividades do setor e determinar quais os recursos podem ser utilizados para cumprir essas atividades. ... Planejar as ações do RH também permite avaliar e organizar o orçamento necessário para recrutamento, capacitação e outras ações.
O planejamento é um forte aliado para que as organizações consigam cada dia mais atingir esses objetivos. Para isso é preciso atrair e escolher candidatos capacitados. Nesse momento então entra a grande importância da estratégia no processo de recrutamento e seleção que será exposto no decorrer deste trabalho.
Ter um planejamento em mãos, tanto pessoal, quanto profissional, nós dá a possibilidade de tomar decisões mais assertivas, em nossa carreira e em nossa vida como um todo. Isso porque ele nos dá uma visão mais ampla e clara sobre onde queremos chegar e o que precisamos e vamos fazer para que isso aconteça.
O planejamento do dia fornece metas e objetivos para o seu dia de trabalho, funcionando como um norte para o que você precisa executar, evitando o desperdício de tempo, a ociosidade e, é claro, a improdutividade.
O Planejamento Estratégico Pessoal nos obriga a separar o joio do trigo, a focarmo-nos no que é mais importante e pragmático em nossas vidas, aqui e agora, e nos oferece as ferramentas para que possamos nos organizar para conquistar nossos objetivos sem perder tempo e sem desperdiçar esforços e outros recursos.
Planejamento Estratégico Pessoal é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada.
Isso porque o planejamento estratégico pessoal (ou PEP) nada mais é do que uma forma de organizar objetivos partindo de uma autoanálise sincera. Ele é, então, o processo de imaginar e construir o seu futuro. ... O PEP, então, ajudará você a dar prioridade ao que você realmente deseja alcançar.
o planejamento estratégico da gestão de pessoas se baseia no conceito básico do RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positiva e fuvorável a organização, envolvendo aspectos como satisfação e qualidade de vida.
A gestão estratégica de pessoas é um tema prioritário para as organizações pelo seu potencial de criação de valor para a empresa. O êxito das organizações está relacionado com a capacidade de transformar sua estratégia competitiva em resultados por meio do capital humano.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.
Na primeira etapa a empresa faz uma análise do ambiente externo e interno. É na análise do ambiente externo que as organizações identifica ameaças e oportunidades do ambiente competitivo. Já na análise do ambiente interno a organização identifica suas forças e fraquezas em relação aos seus concorrentes.
Vejamos a seguir quais são as etapas essenciais que devem ser respeitadas para a elaboração de um planejamento assertivo.