O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. ROM é uma sigla no inglês para “memória somente de leitura”.
Exemplos de memórias voláteis: Memória RAM e Memória Cache. Já as memórias não voláteis armazenam as informações mesmo sem energia. Exemplos: Disco rígido (HD) e Memória ROM.
Quanto ao tipo de armazenamento as memórias classificam-se em: Estáticas: São aquelas em que, uma vez inserido, o dado lá permanece. Dinâmicas: Necessitam que a informação seja re-inserida periodicamente, caso contrário esta informação é perdida.
A memória secundária é a memória de armazenamento permanente, que armazena os dados permanentemente no sistema, sem a necessidade de energia elétrica e, por esse motivo, conhecida como memória não volátil. ... O computador só consegue processar o que está na memória principal, assim como ocorre conosco.
Métodos de Acesso a Unidades de Dados da Memória:
Sistemas de computador dispõem de armazenamentos permanentes, que são rotulados como secundários e incluem dispositivos e mídia de armazenamento, como o drive de disco rígido e o disquete. ... Ao ler os dados da mídia, eles são copiados para a memória do computador.
O HD ( Disco Rígido ) é considerado Memória Secundária. O HD faz parte dessa memória porque ele armazena os dados do computador definitivamente ou por um período maior que os outros tipos de memórias existentes.
O HD, Hard disk ou disco rígido, é um componente de hardware do computador. ... O armazenamento do HD é contado normalmente em GB (Gigabytes), porem atualmente já existe discos rígidos com capacidade de TB (Tera Bytes - 1024 GB). Para se ter acesso aos dados do HD, é necessário um Sistema operacional.
1 TB é igual a 1.