A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, laxante, contra febre, protetora do fígado e tônico vascular, além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.
Efeitos colaterais – Pode causar problemas digestivos (entre eles: refluxo, inchaço, flatulência, …) O consumo deve ser moderado. Se consumir açafrão excessivamente, então sofrerá as consequências dessa opção arriscada, pois há vários perigos que estão associados ao excesso de curcumina.
Refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.
Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.
Chá de açafrão Açafrão diminui a pressão sanguínea, a segunda causa principal de doença renal. Visto ele melhora a função hepática, beber chá de açafrão é um excelente limpador renal. Cada um destes limpadores renais naturais também traz outros benefícios para a saúde.