O exame de medula óssea é o procedimento realizado para o diagnóstico e acompanhamento de diferentes doenças, como casos de leucemias crônicas ou agudas, mieloma múltiplo, linfomas, anemias e distúrbios de plaquetas e leucócitos.
Sintomas de Mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Alguns tipos de câncer em seus estágios iniciais podem ser difíceis de distinguir da dor comum nas costas – um câncer ósseo nas vértebras, por exemplo – e isso cria um problema de diagnóstico frustrante.
A lista com os sinais e sintomas comuns em pacientes com câncer que será discutida neste artigo é:
Valor de referência: Na maioria dos casos pode indicar câncer quando o seu valor é superior a 11 U/ml no exame de sangue. Porém, este valor pode estar aumentando em situações menos graves, como tumores benignos do ovário, útero ou próstata.
O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
Esse cuidado, que visa aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida, é denominado tratamento de suporte....Gerenciando os sintomas do câncer avançado
Os sintomas podem geralmente ser antecipados e tratados.
"Fracionar as refeições e comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda tanto a diminuir as náuseas quanto melhorar o apetite", garante Vitor Rosa. O nutricionista também aconselha que alimentos muito quentes sejam evitados, já que eles aumentam a sensação de náusea.
O que fazer: a melhor opção é buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para que a depressão, ansiedade, anorexia ou outro problema psicológico seja identificado e tratado.
Certos tipos de câncer, como de ovário, pâncreas e estômago, geralmente podem causar perda de apetite, por afetarem o metabolismo. A perda de peso relacionada ao câncer pode ser grave porque a pessoa também perde massa muscular. A perda de apetite também ocorre em 80% a 90% das pessoas com câncer avançado.
A perda de apetite do paciente com câncer decorre de efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, cirurgias no aparelho digestivo, uso de sedativos, entre outros procedimentos que provocam alterações no metabolismo como náuseas, vômitos, fadiga, desequilíbrio psíquico-emocional e depressão.
Estresse, ansiedade, depressão e tristeza são alguns dos motivos mais comuns para a falta de apetite. Pode ser um problema passageiro, mas, se persistir, deve ser tratado o mais rápido possível.
Beber água e evitar adoçantes são algumas das formas de controlar o apetite e, assim, conseguir perder peso
A falta de apetite pode acontecer por diversas razões, que vão desde aspectos emocionais, como a ansiedade ou depressão, até a deficiência de algum nutriente importante no organismo. Por isso, muitas vezes, as pessoas nem lembram de alimentar durante essas fases.
Há muito mais causas de perda de peso com perda de apetite (neoplasias, doenças crônicas, DPOC, doença de trato gastrintestinal, depressão, uso de drogas) do que perda de peso com aumento do apetite (hipertiroidismo, diabetes, síndrome de má-absorção).
O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.
Isto porque tem muita relação com os circuitos do medo. Ativa a noradrenalina e isto fazer com que a pessoa perca a fome. Att. Sim, pessoas com ansiedade vivem tensas ou preocupadas com ameaças reais ou imaginárias e isso faz com que percam o apetite e consequentemente venham a emagrecer.
Já a perda de peso pode ocorrer por conta da falta de apetite. A ansiedade torna algumas pessoas apáticas. Dessa forma, perdem a vontade de comer com frequência, causando o emagrecimento.
Confira abaixo:
15 dicas para controlar a ansiedade
Cinco chás contra a ansiedade:
8 maneiras de acabar com a ansiedade sem medicação