Passo 1 Deite-se de bruços na extremidade de um banco de forma que suas pernas estejam penduradas em direção ao chão. Segure a outra extremidade do banco com as mãos. Passo 2 Mantenha o tronco firme e encaixado e eleve as pernas no ar com os joelhos unidos. Seu corpo deverá formar uma linha reta dos ombros aos pés.
"O praticante deve estender o quadril até que a coxa fique paralela ao solo e, em seguida, descer freando o peso até a posição inicial", conta Nikolas Chaves.
Exercícios Para Fortalecer O Quadril
O glúteo médio é um abdutor da coxa (abre a coxa) e na marcha estabiliza a pelve para que não andemos mancando. Quando, ao caminharmos, o membro inferior sai do solo, a pelve tende a cair para esse lado. O músculo glúteo médio do outro lado se contrai e evita que a pelve incline e com isso, manquemos.
De uma forma mais complexa, os músculos trabalhados, nesse caso, são o bíceps femoral, músculo sartório, grácil, semitendinoso e semimembranoso, posicionados na coxa. Todo esse trabalho de flexão de joelhos, se associado a uma ligeira sobrecarga, consegue fortalecer os músculos citados.
O osso do quadril consiste no ílio, ísquio e púbis que são bem distinguíveis no embrião e se juntam com a idade. O osso do quadril forma o esqueleto da pelve (pelve óssea), junto com os ossos sacro e cóccix. Cada adulto possui um par de ossos do quadril, simetricamente dispostos e ligados entre si pela sínfise púbica.
Anatomia do Quadril O quadril é a maior junta de ajuste esférico do corpo humano. A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico.
Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:
Tórax: Logo abaixo dos seios, meça toda a circunferência, também dando a volta em seu corpo. Cintura: Contorne sua cintura mais ou menos dois dedos acima da altura do umbigo. Quadril: Você deve medir logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril (Geralmente fica cerca de 20 cm abaixo da cintura).
Encontre o seu tamanho AMARO através das medidas corporais na tabela abaixo:
88cm
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.
Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.
Para o cálculo da RCE, utilizou-se a medida da CC dividida pela altura - ambas em centímetros (cm) - com resultado variando de valores próximos de zero (0) a um (1). Para a medida da pressão arterial (PA), foi utilizado aparelho digital de pulso automático (Geratherm).
Digite as medidas da cintura, na altura do umbigo e, para o quadril, na região com a maior circunferência. Use o ponto para separar casas decimais. Ex. 125,47; digite 125.
O RCE é obtido pela divisão da circunferência da cintura pela estatura. “Até então, os valores acima de 0.
O Índice C é determinado com base na medida de massa corporal, estatura e circunferência abdominal, representando um indicador de obesidade abdominal, e parte do principio de que algumas pessoas acumulam gordura ao redor do abdômen, com a consequente alteração do desenho corporal da forma de um cilindro para um duplo- ...
A quantidade de gordura acumulada no abdômen, avaliada através da medida da circunferência abdominal, é um importante fator de risco para doenças crônicas do coração, além de hipertensão, diabetes tipo II, vários tipos de cânceres, trombose, entre outras.
O peso refere-se a massa corporal dos indictivos, um peso muito alto geralmente está ligado a obesidade e muita gordura, assim como a circunferência abdominal, que é uma medida que revela muito sobre a composição corporal.