Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações. Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.
Sistema Impossível (SI): não é possível apresentar qualquer tipo de solução, o que acontece quando o determinante principal é igual a zero (D = 0) e um ou mais determinantes secundários são diferentes de zero (D ≠ 0).
Equações e Propriedade Distributiva
A propriedade distributiva determina como resolver expressões na forma a(b + c). Essa propriedade é chamada também de lei distributiva da multiplicação e divisão. Este método segue a regra oficial da “ordem das operações” que aprendemos anteriormente. Multiplicamos o 4 pelo 8 e depois pelo 3.
Chuveirinho é uma forma de ensinar a propriedade distributiva da multiplicação. Fixa o número 2 e multiplica ele por cada um dos valores que estão dentro do 2º parenteses, observando a regra de sinais. Não importa o número de parentes, a regra se mantém da mesma forma.
Na multiplicação temos: propriedade comutativa, propriedade associativa, propriedade distributiva, elemento neutro e elemento inverso.
A propriedade associativa é uma regra matemática que determina que a ordem em que os fatores estão agrupados em uma multiplicação não muda o produto.
A propriedade associativa da adição nos diz que independente da forma que somarmos as parcelas o resultado é o mesmo. Apesar disso, devemos seguir sempre a regra dos parênteses, ou seja, devemos somar primeiro o que está em parênteses, isso evitará problemas com outras operações aritméticas como a multiplicação.