3) Sistema separador absoluto: a rede é projetada e construída para transportar exclusivamente despejos industriais e esgoto doméstico. As águas pluviais são coletadas e transportadas por outro sistema, totalmente independente. Adotada no Brasil desde 1911.
O sistema de esgotamento sanitário (SES) pode ser definido com um conjunto de instalações e obras e serviços para que a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final do esgoto possam ser proporcionados de forma adequada à comunidade.
Esgoto é um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos aglomerados populacionais. Existem três tipos de esgoto: os domésticos, os pluviais e os industriais, para os quais são necessários sistemas específicos para cada tratamento em virtude de cada um deles conter resíduos diferentes.
A infiltração de água no sistema de esgotamento ocorre através de tubos defeituosos, conexões, juntas ou paredes de poços de visita. ... Quando não se tem dados locais específicos, a taxa de infiltração é expressa em termos de vazão por extensão de rede ou por área servida.
O dimensionamento hidráulico da rede coletora foi realizado através da soma das vazões domésticas, com as de infiltração e concentradas, verificando-se trecho a trecho a rede, para as condições finais do projeto. Pela norma NBR 9.
f : Vazão de infiltração de fim de projeto (L/s); 2.
A equação (1) elaborada por Macedo determina a vazão máxima de esgotos unicamente em função da área edificada contribuinte que deve ser multiplicada por uma constante, cuja expressão se segue. Q(l/s) = Área Edificada x 232 x 10-6 equação (1).
COEFICIENTE DE RETORNO: Relação média entre o volume de esgoto produzido e de água efetivamente microme- dida.
O sistema tradicional de tratamento de esgoto pode ser definido como um conjunto de elementos que tem por objetivo a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final tanto do esgoto doméstico quanto do lodo resultante.
O dimensionamento destas tubulações é realizado de acordo com a Tabela 5 da norma em questão, como mostra a tabela abaixo....Ramais de esgoto.
A cobrança pelo serviço de coleta de esgotos necessariamente tem que ser individualizada, a fórmula: Velr = Vm – [ Q / 1.
Uma fossa quadrada com largura de 1,5m x 1,5m e profundidade de 3m, então basta multiplicar 1,5×1,5 que da um total de 2,25m em seguida basta multiplicar esse valor pela profundidade da fossa que é de 3m ficando 2,25×3 que da um total de 6,75.
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.
· para um esgoto doméstico, a DBO considerada é de 300 mg/L; • · no local do estudo, a contribuição de esgotos adotada para uma pessoa é 100L/dia.
São os chamados medidores de volume de esgoto, que aferem, indicam, totalizam e registram, cumulativamente e continuamente, o volume dos efluentes líquidos por um período pré-determinado, variando entre mensal, trimestral, semestral e anual.
As principais características físicas ligadas aos esgotos domésticos são: matéria sólida, temperatura, odor, cor e turbidez e variação de vazão. a) matéria sólida: os esgotos domésticos contêm aproximadamente 99,9% de água, e apenas 0,1% de sólidos.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DO ESGOTO. EM MÉDIA A COMPOSIÇÃO DO ESGOTO SANITÁRIO É DE 99,9% DE ÁGUA E APENAS 0,1% DE SÓLIDOS, SENDO QUE CERCA DE 75% DESSES SÓLIDOS, SÃO CONSTITUÍDOS DE MATÉRIA ORGÂNICA EM PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO.
Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as água das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto. ... Confira na ilustração abaixo as tubulações de esgoto e o seu destino.
COMPOSIÇÃO DO ESGOTO Os esgotos domésticos são constituídos aproximadamente de 99,9% de líquido e o restante 0,1% de material sólido, contêm basicamente matéria orgânica e mineral (em solução e suspensão), assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos.
Sua composição inclui sólidos suspensos, sólidos dissolvidos, matéria orgânica, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários e helmintos). Já o efluente industrial biodegradável possui características próprias, inerentes aos processos industriais.
Efluentes domésticos são os resíduos produzidos em nossas casas que incluem as águas de lavagem e limpeza dos processos diários domésticos.
Efluentes domésticos ou esgoto sanitário são os resíduos líquidos provenientes das diversas modalidades do uso da água em qualquer edificação residencial ou industrial que tenha banheiro, cozinha e lavanderia (residencial).
Eles se dividem em duas categorias principais: os efluentes domésticos e os industriais....O próprio efluente
Os principais tipos de tratamentos de efluentes são classificados em primários, secundários e terciários. Os primários removem sólidos em suspensão.
Confira, a seguir, as principais etapas do processo de tratamento de esgoto.