Armadura de clave é uma forma de se abreviar a escrita musical estipulando conjunto de notas mediante acidentes fixos. Típico do sistema diatônico, com as tonalidades maiores e as que lhe serão antagônicas, menores. Todo modo maior possui um relativo menor, assim avaliamos a armadura de clave.
Como identificar a armadura de clave
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.
Para os sustenidos: Você deve identificar o último sustenido (#) que aparece, independente de quantos existirem na Armadura de Clave, você deve sempre olhar o último. A Tonalidade da música será um grau acima desse último sustenido.
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. ... Si Maior e Sol sustenido menor possuem fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido e lá sustenido.
Leia os sustenidos. O tom será definido pela nota um semitom acima do último sustenido marcado. Quando a música tem uma armadura com F# e C#, a nota um semitom acima do C# é o D, sendo esse portanto, o tom da música.
existe algum software que analize a voz e indique o tom da voz naquele momento? Baixe o AP Guitar tuner. Funciona perfeitamente pra isso. Só pra explicar, Tom é diferente de Nota. o programa identificará a nota cantada no momento não o tom.
Muitos iniciantes começam sendo orientados que um acorde é maior quando gera a sensação de alegria numa música, enquanto que o acorde menor gera sensação de tristeza. De fato, os acordes maiores tendem a ser mais “claros” e os acordes menores tendem a ser mais “escuros”.
Mas como fazer isso? Numa progressão de 4 acordes você palheta o primeiro acorde para baixo no primeiro tempo e conta mais 3 em seguida, sem palhetar novamente. Vá fazendo isso com cada acorde da progressão até conseguir trocar todos dentro dos 4 tempos.
O acorde de Ré terá as notas D, F e A. O acorde de Mi terá as notas E, G e B e assim por diante. O que vai diferenciar um acorde do outro são as distâncias em tons entre as suas notas e essa distância pode variar de acordo com os sustenidos e bemois.
Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE. ... Existem apenas 4 tipos de tríades: Maiores: Compostas pela nota fundamental, terça maior e quinta justa. Menores: Compostas pela nota fundamental, terça menor e quinta justa.
Acorde
Quanto maior a escala, maior o número de detalhes representados. ... Na escala maior (E=1:50.
Escala grande é quando estou cada vez mais próximo do mundo real. Por isso que o número vai diminuindo. ... Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando. Exemplo: mapa do mundo, mapa da América do Sul e mapa do Brasil.