Um médico patologista precisa, além da graduação em medicina, da residência na área de especialização, que dura no mínimo três anos. Os treinamentos durante o período incluirão patologia cirúrgica, autópsia e citopatologia.
Esta atividade está relacionada ao médico legista que também pode ter a formação como patologista. Existe uma diferença entre a patologia clínica, que cuida da parte dos exames de fezes, urina e de sangue, com o anatomopatologista, que emite o diagnóstico do tecido ou citológico, mas ambos trabalham com máquinas.
INTRODUÇÃO: A patologia forense exerce um papel muito importante na elucidação de algumas formas dissimuladas de crimes, onde os criminosos tentam apagar vestígios que denotem crueldade e até mesmo confundir um homicídio praticado por um meio cruel com um simples acidente.
Ela estuda formas de analisar, encontrar e identificar indícios que apontem de forma precisa o culpado pelo ocorrido. A perícia criminal está dentro do leque de aptidões da investigação forense. Ela permite que os profissionais capacitados nesta área realizem análises, estudos, exames e vistorias em evidências.
Salários de Cientista Forense