Os principais produtores de energia eólica no Brasil, em fevereiro de 2018, eram: Rio Grande do Norte, com 3.
A energia eólica já é a segunda maior fonte da matriz energética brasileira. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a capacidade instalada no país chegou à marca de 16 GW no primeiro semestre de 2020. São 637 parques eólicos e 7.
Principais Parques Eólicos no Brasil
Nos municípios de Lagoa do Barro e São Gonçalo do Gurguéia, ambos no Piauí, estão sendo construídos os maiores parques eólico e solar da América do Sul. Anualmente, as usinas vão evitar a emissão de mais de dois milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
Conheça abaixo as 10 maiores hidrelétricas do mundo em ordem decrescente:
São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).
São quatro as hidrelétricas que atualmente utilizam a força do Rio Araguari e do Rio Jari, braços do leito amazônico, como força motriz de geração de energia.
A usina hidrelétrica é formada por um conjunto de obras e equipamentos usados para produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
A primeira Usina Hidrelétrica foi aberta no rio Fox, em Appleton, Wisconsin em 1882.
Mas o que é considerada de fato a primeira usina hidrelétrica do país e da América Latina a fornecer energia elétrica para iluminação pública, a Marmelos-Zero foi instalada no rio Paraibuna, altura da cachoeira de Marmelos, em Juiz de Fora (MG). No início, em 1886, a idéia era ter iluminação a gás.
Rogers criou a primeira usina hidrelétrica no rio Fox (Wisconsin, Estados Unidos). Primeira lâmpada elétrica de Edison.
Benoît Fourneyron