Devido às características elásticas, isolantes (não conduz eletricidade) e com possibilidade de manipulação do material, a borracha é utilizada industrialmente para a confecção de preservativos, luvas de borracha, pneus, borrachas escolares, tênis, sapatos etc.
Atualmente, a borracha é utilizada na fabricação de inúmeros produtos como pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, elásticos, calçados, enfeites, joias e artefatos para cozinha.
As borrachas sintéticas mais utilizadas no fabrico de componentes para calçado são as seguintes:
Em relação as borrachas, as marcas mais recomendadas entre os profissionais costumam ser a Staedler ou a Mercur, tanto para a parte branca (apaga lápis) quanto para a parte colorida (apaga caneta). Para áreas estreitas ou para esfumar áreas menores, a Mercur é a que me vem à cabeça.
Resposta. Porque a borracha é considerado um material isolante elétrico. Porém o melhor seria definir que a borracha tem alta resistência à passagem da corrente elétrica.
Como sabemos, a borracha é um material de característica isolante e que, por conta disso, poderá proteger contra choques elétricos. Entretanto, caso a pessoa esteja usando calçados de borracha e o mesmo esteja furado, levará choque elétrico.
Passe a toalha da papel com óleo na sola do sapato. Isso suavizará a sola levemente e removerá o excesso de lascas de borracha, deixadas pela lixa. Retire o excesso de óleo com um papel toalha limpo.
Eles protegem os pés do trabalhador contra riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos e acidentes variados. O uso desse tipo de calçado é obrigatório em ambientes de trabalho específicos e é de responsabilidade do trabalhador mantê-lo conservado, higienizado e bem cuidado para que sua vida útil seja prolongada.
por Calçados Cartom O calçado de segurança é um equipamento de proteção individual de uso obrigatório para muitos trabalhadores....Qual a validade do seu calçado de segurança?
Sapatos de Segurança Oferece proteção contra impactos, variações térmicas, umidade e também produtos químicos. O Sapato de Segurança não tem cano, ele fica abaixo do tornozelo, como se fosse um tênis oferecendo uma aparência mais casual ao trabalhador.
A lavagem deve ser feita somente com água e detergente neutro. O calçado de microfibra também deve secar a temperatura ambiente e à sombra, e nunca junto a fontes de calor intenso como secadoras de roupas, caldeiras, aquecedores, estufas, fogões ou sol, porque o calçado pode perder sua flexibilidade.
Umedeça uma bola de algodão com vinagre de 6% ou 9% e use-a para esfregar o sapato por dentro. Depois disso, é só deixar as peças ao ar livre, para ventilar.
Como limpar botas de borracha
Misture água com detergente ou com um produto específico para limpar botas e utilize uma escova limpa ou um pano para passar na superfície. Esfregue com cuidado e firmeza para eliminar toda a sujeira, dando atenção especial às costuras e cantos de difícil acesso.
Use um pano umedecido com água para limpar suas botas de couro. Já para limpar o solado, você pode usar uma escovinha com cerdas macias e água. Se suas botas forem confeccionadas de camurça, você pode escova-las com uma escovinha e vinagre branco (proporção de 1 x 1). Essa mistura retira manchas e odores.
Com uma escova macia use sabão neutro e água morna para limpar qualquer tipo de sujeira. Utilize pouca pressão para retirar a água; - É extremamente importante nunca utilizar máquinas de limpeza a vapor ou jato d´água para limpeza da bota.
O sol pode ressecar o couro da bota, por isso recomendamos não deixar secando ao sol. Deixe-a na sombra, ao ar livre, para que possa secar bem ventilada. Deixe ela virada para baixo - assim a água escorre para fora com mais facilidade. *Retire a palmilha para que seque mais rápido.
Limpe com escova macia Passe a escova com delicadeza por todas as voltinhas da bota, até ver que toda a sujeira saiu. Depois, umedeça um pano só com água, torça bem e passe nela toda, pra tirar o excesso de detergente. E caso sua bota não tenha ficado tão suja, passe só um paninho úmido e veja se as marcas saem.
Como secar o sapato de couro corretamente O papel vai ajudar a absorver a umidade e esticar o couro. Coloque a sua bota ou sapato para secar em uma área bem ventilada. Importante: Não coloque direamente no Sol ou perto de qualquer fonte de calor, para não ressecar o couro. Deixe secar naturalmente na sombra.
Macacão e Jaquetas de Couro: Para limpar seu macacão use um pano húmido com um pouco de sabão de coco (preferencialmente), e com movimentos firmes mas não fortes vá removendo a sujeira do seu exterior. Jamais use buchas ou escovas abrasivas, assim como removedores e solvente.
O sabão líquido de glicerina e o sabão de coco, que não danificam e nem mancham o material, podem ser utilizados. Umedeça um pano limpo na solução e passe delicadamente ao longo de toda a superfície da jaqueta, sem esfregar com força ou “raspar” o tecido.
Evite guardar o macacão logo após o uso! ? O ideal é que a lavagem seja feita à mão, mas pode ser lavado na máquina - de preferência no ciclo para roupas delicadas - com água fria e sabão neutro, enxágue normal e sem centrifugar. Seque sempre na sombra. Nunca lave a seco e não utilize alvejantes ou secadora de roupas.
As jaquetas em cordura precisam ser lavadas com sabão em pó e amaciante e podem ser lavadas em máquinas de lavar, desde que estejam pelo avesso. Isso vai ajudar a evitar que durante o enxague e a centrifugação o zíper e as parte duras batam nas paredes da máquina e assim acabem se danificando.
Nesses casos o ideal é que a lavagem seja feita a mão, com sabão neutro. Solventes ou produtos a base de cloro não devem ser utilizados. A máquina de lavar pode ser utilizada, mas não é recomendada pois pode diminuir a vida útil da jaqueta. Jaquetas de moto sintéticas não devem passar por lavagem a seco.
Você não pode jogar sua jaqueta na máquina de lavar, mas pode usar sabão líquido suave e água morna para limpá-la. Nossa recomendação é que você use sabão líquido de castella, pois ele não contém substâncias agressivas para o couro.
Nesse caso, o ideal é apostar em um lava roupas líquido neutro voltado para roupas mais delicadas, como o de bebê ou de coco. Outra dica importante é usar somente água fria na hora de lavar a jaqueta! Isso ajuda a preservar a roupa e conserva o seu casaco por muito mais tempo.
Prefira a lavagem à mão e com sabão neutro. O uso de máquina de lavar pode ser prejudicial pelo processo mais severo ao tecido. Nada de usar solventes, produtos à base de cloro ou abrasivos. A secagem é parte essencial e deve ser feita na sombra e nunca em secadoras devido às altas temperaturas.
A jaqueta de couro também pode ser lavada normalmente na máquina, mas seguindo o mesmo procedimento do casaco por ser muito pesada. “É preciso muito cuidado na hora de secar ou você pode manchar a jaqueta.
Se a etiqueta do seu casaco permite a lavagem na máquina e você optou mesmo pela praticidade, vamos para as orientações: