O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe.
Geralmente, este tipo de infecção é provocado por vírus, bactérias ou fungos, de diversos tipos, provocando sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo.
Os sintomas mais comuns de uma infecção respiratória são:
Como é o tratamento
Para o sistema respiratório, Jacqueline indica o chá preto (vasodilatador que melhora a respiração e a passagem sanguínea pelos vasos respiratórios), peixes, linhaça e chia (ricos em ômega 3, o que ajuda a reduzir inflamações crônicas, como rinite, sinusite, bronquite e asma), gengibre e canela (diminuem a produção de ...
As vias aéreas superiores são formadas pelas: fossas nasais, faringe e laringe. As vias aéreas inferiores são formadas pela: traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Os três últimos localizados nos pulmões.
Início súbito de grave dificuldade respiratória, na ausência de febre ou sintomas respiratórios, sugere OVACE. Leve: vítima ainda consegue tossir e emitir alguns sons. Grave: vítima não consegue tossir ou emitir qualquer som. Perguntar: “Você está engasgado?”
A obstrução de vias aéreas pelo conteúdo regurgitado do estômago pode ocorrer durante a parada cardiopulmonar ou nas manobras de reanimação cardiopulmonar....Pode demonstrar sinais de:
OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO OVACE deve ser considerada em qualquer vítima, que subitamente param de respirar, tornam-se cianóticas e perdem a consciência, sem nenhuma razão aparente. Comum ocorrer durante as refeições.
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).
O que fazer em caso de engasgo
Para desengasgar uma pessoa adulta consciente, segure-a por trás, passando seus braços em torno da cintura da vítima, de maneira que suas mão se encontrem na altura do umbigo dela. Feche uma das mãos e apoie-a logo acima do umbigo da vítima bem firme.