O coeficiente de endogamia de Wright expressa a correlação entre os valores gaméticos que formam a progênie derivada de uma população. ... Conhecido como coeficiente f foi definido como a probabilidade de que dois alelos de um mesmo gene presentes em um mesmo indivíduo sejam idênticos por descendência.
Isto significa que o recurso de cruzar dois cães irmãos que muitos profissionais utilizam, aplica-se de forma diferente em cada caso. ... No entanto, este tipo de ato pode trazer consequências fatais se se desconhecer a linha genética de ambos os cachorros, provocando o aparecimento de doenças hereditárias e congênitas.
A cruza entre cães da mesma linhagem é uma prática comum entre os criadores profissionais, e tem o objetivo de aperfeiçoar algumas características das raças. Porém, é um processo arriscado que pode gerar filhotes com doenças graves e intratáveis, e por isso não deve ser feito por pessoas que não tenham experiência.
Porte: um fator importante para o número de filhotes “Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. ... Além do porte, a idade e o estado de saúde da cadela também influenciam na quantidade de filhotes por ninhada.
Como saber se ainda tem filhotes para nascer Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando.
Considerando o porte do cachorro, ela diz que uma fêmea de pequeno porte costuma ter entre dois a três filhotes no mesmo parto. No entanto, estima-se que fêmeas pequenas possam gerir até seis filhotes numa única ninhada.
A quantidade de filhotes varia de acordo com questões genéticas, como o tamanho da raça e outros fatores, mas elas tendem a ter de dois a 12 filhotes em uma única ninhada. A gestação dura por volta de 65 dias. Quando a fêmea está prenha, deve-se ficar atento à saúde da mamãe.