Função seno: essa função é positiva nos quadrantes 1 e 2 e negativa nos quadrantes 3 e 4.
O seno de ângulos no quarto quadrante é negativo, o cosseno é positivo e a tangente é negativa.
Veja: No primeiro quadrante, o seno e o cosseno são positivos, logo a tangente também o será. No segundo quadrante, o seno é positivo e o cosseno é negativo, logo a tangente será negativa. No terceiro quadrante, o seno e o cosseno são negativos, logo a tangente será positiva.
2º quadrante: abscissa negativa e ordenada positiva → 90º < α < 180º. 3º quadrante: abscissa negativa e ordenada negativa → 180º < α < 270º. 4º quadrante: abscissa positiva e ordenada negativa → 270º < α < 360º.
No círculo trigonométrico, o sinal da função seno é positivo quando x pertence ao primeiro e segundo quadrantes. Já no terceiro e quarto quadrantes, o sinal é negativo. Além disso, no primeiro e quarto quadrantes a função f é crescente. Já no segundo e terceiro quadrantes a função f é decrescente.
Resposta. Seno: positivo no primeiro e segundo quadrante, negativo no terceiro e quarto quadrante. Cosseno: positivo no primeiro e quarto quadrante, negativo no segundo e terceiro quadrante.
Por exemplo: O arco de medida π/6 rad ou 30º está localizado no 1º quadrante. O arco de medida 3π/4 rad ou 135º está localizado no 2º quadrante. ... O arco de medida π/3rad ou 60º está localizado no 1º quadrante.
Sinal. No círculo trigonométricoa função tangente tem sinal positivo nos quadrantes I e III e negativo nos quadrantes II e IV. Considerando uma volta completa no ciclo. Pelo gráfico podemos ver quando a função assume valores negativos, positivos e zero.
ou seja, f(x+2p ) = f(x). Da definição acima, concluímos que o período da função y = senx é igual a 2p radianos. Analogamente, concluiríamos que: O período da função y = cosx é 2p radianos.
“Uma função é denominada periódica caso exista um número real p > 0, tal que: f(x)=f(x+p). Com isso, o menor valor de p, que satisfaça essa igualdade, é chamado de período da função f”.
O ponto de máximo e o ponto de mínimo de uma função do 2º grau são definidos pela concavidade da parábola, se está voltada para baixo ou para cima. Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.
Tabelas trigonométricas
4 situações do seu dia a dia em que você vê a trigonometria e nem se liga!