Verbos regulares são verbos que, ao serem conjugados, não sofrem modificação em seu radical e mantêm a mesma desinência do verbo paradigma, ou seja, acabado em -AR (primeira conjugação), -ER (segunda conjugação) ou -IR (terceira conjugação).
Verbos irregulares são verbos que sofrem alterações em seu radical ou em suas desinências, afastando-se do modelo a que pertencem. 1) No português, para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.
Explicação: não apresentam alterações no radical em sua conjugação e admite a terminação própria de sua conjugação.
verbo intransitivo e transitivo indireto Causar admiração, ser admirável, digno de memória: admira tal gesto de desprendimento; admiro sua determinação. verbo pronominal Ficar admirado, espantado, encantado: admirava-se com sua capacidade de superação.
O radical é a parte que não muda do verbo quando você conjuga, seja em tempo verbal ou pessoa do discurso. No caso de admirar é adm.
VERBO CONJUGADO EM FORMA PRONOMINAL (***)
Indicativo
O verbo ouvir é um verbo irregular, apresentando uma alteração no radical de ouv- para ouç- em algumas formas conjugadas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo.
Ensin
-i-, que caracteriza os verbos da terceira conjugação, a exemplo de reagir, partir, sorrir. Dá-se ao conjunto formado pelo radical e pela vogal temática de um verbo o nome de tema....Verbo - estrutura - Radical, vogal temática e desinências.
Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).
Radicais:
quadr
VIV
-viv
Viver: vogal temática -e-, que indica a 2a conjugação. Pedir: vogal temática -i-, que indica a 3a conjugação. Tema: é o radical acrescido da vogal temática. Portanto, o tema é o radical pronto para receber as desinências.
O tema é o constituinte da palavra que inclui uma raiz ou um radical e um índice temático ou uma vogal temática. Os temas, tal como os radicais, podem ser adjectivais, adverbiais, nominais ou verbais.
O tema é a parte do verbo à qual se juntam as desinências, possibilitando a flexão verbal.
Em verbos, indica a conjugação, a que eles pertencem. Tema é o radical acrescido da vogal temática, isto é, pronto para receber as desinências. É a vogal ou a consoante cuja função é unicamente ligar dois morfemas. Trata-se de elementos sem significação própria que apenas facilitam a pronúncia das palavras.