Uma das atividades físicas mais aplicáveis à recreação das crianças é, sem dúvida, o brinquedo cantado. ... Sua origem pode ser rebuscada nos restos de velhas cerimônias dos povos do passado, em caráter de jogos e folguedos, que, posteriormente, em formas de entretenimento das crianças.
Dessa forma, brinquedos cantados têm uma grande importância no desenvolvimento infantil, e estimular, e incentivar nossas crianças a cantá-las e brincar com as músicas. ... Portanto é uma atividade de completa de grande valor educativo, no qual envolve a criança integralmente.
Rodas Cantadas e Cirandas As rodas cantadas são uma manifestação cultural que se diferencia das cirandas, cirandinhas ou cantiga de roda, sendo que estas geralmente são realizadas em rodas, com canções de métrica marcada que permitem o dar as mãos e simplesmente rodar enquanto cantam.
Os brinquedos cantados favorecem o desenvolvimento da consciência corporal, ritmo, lateralidade, coordenação motora ampla, além de outros conteúdos específicos.
Dizem os conhecimentos populares que a ciranda surgiu no Brasil em Permabuco, como uma dança típica das mulheres dos pescadores da ilha de Itamaracá. Enquanto esperavam os homens voltarem do mar, elas cantavam e brincavam de mãos dadas na beira das praias. ... Quem brinca na ciranda é cirandeiro ou cirandeira.
Ciranda é um tipo de brincadeira [que envolve dança, música e canto] originária das regiões da Paraíba e Pernambuco. Na Paraíba existem grandes mestras e mestres como Penha Cirandeira, Tina, Dona Edite, Cida, Vó Mera, Mestre Cícero, Mestre Mané Baixinho (Em memória), dentre outros.
Uma das cantigas folclóricas mais antigas é a Ciranda, cirandinha. Em roda e de mãos dadas, as crianças cantam e rodam. No final da canção, um colega é escolhido para ficar no meio da roda. A brincadeira termina quando todos os participantes estiverem no centro.
Resposta:Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco. ... Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Os participantes são denominados de cirandeiros e cirandeiras, havendo também o mestre, o contra-mestre e os músicos, que ficam no centro da roda. Voltados para o centro da roda, os dançadores dão-se as mãos e balançam o corpo à medida que fazem o movimento de translação em sentido anti-horário.