O ciclo da mamangava Ou seja, a partir do nascimento, a rainha as alimentarão, nutrindo-as com alimentos como pólen e néctar. A partir do surgimento das operárias, é hora de a rainha abandonar suas atividades de campo.
Aplique material para calafetar ou massa de vidraceiro na entrada usada pelas mamangavas. Cubra qualquer lugar que você ache que elas possam eventualmente passar. Assim, ela não poderão escapar.
Hymenoptera
As mamangavas são polinizadoras importantes devido a suas línguas longas. As abelhas cavadoras fazem os ninhos em buracos cavados no solo e as células são forradas com uma cera fina parecida com um verniz. Também podem aproveitar um tufo de capim ou um ninho abandonado de camundongo ou de pássaro.
Aperte suavemente a fruta. A casca deve ceder um pouco com a pressão, mas ainda assim se manterá firme. Se estiver muito dura, está verde. Se estiver meio mole, é porque passou do ponto.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
Geralmente, a colheita do maracujá acontece 6 a 9 meses após o plantio. O ponto de coleta é definido com a queda dos frutos no chão. Não se esqueça de, antes de colher os frutos caídos, derrubar frutos maduros ainda presos nos ramos.
Para saber se ele já está pronto para comer, basta pressionar a casca levemente. Se a casca afundar, seu Abacate está maduro.
A polpa possui baixo teor de óleo. O caroço é grande e elíptico. A colheita se dá de fevereiro a abril. Fortuna: a planta é vigorosa, imune a verrugose e a antracnose, de produção precoce (a partir do 3º ano).
O abacate mantém sua casca sempre verde, podendo variar para tons de marrom mais claro ou mais escuro quando fica maduro. No entanto, ele não amadurece no pé, é preciso colher a fruta e aguardar até que esteja boa para ser consumida. Dependemos do toque manual para perceber se ela está ou não madura.
Pegue o abacate e tire o cabinho dele. Se estiver escuro, é porque a fruta está passada, madura demais. Se estiver clarinho, está maduro e bom para o consumo!
Para a colheita, o ideal é aguardar o abacate completar no mínimo 50% do seu desenvolvimento, para garantir que o sabor foi todo processado no período de formação do fruto. Dessa forma, ainda levará 10 dias para a maturação.
Como amadurecer um abacate com um saco de papel