Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “E” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “e” pelo conectivo”ou”. Ou seja, transformaremos uma conjunção em uma disjunção. Vejamos; Ex:“Pedro é Mineiro e João é Capixaba”.
Qual é a negação de “Todos os alunos gostam de matemática”? Nenhum aluno gosta de matemática. ... Existem alunos que não gostam de matemática. Pelo menos um aluno gosta de matemática.
Algum automóvel é econômico. III. Existe pelo menos um automóvel que não é econômico. A Todas estão corretas.
Para negar uma proposição no formato condicional (p q), faremos o seguinte:
1) Se p então q = Se não q então não p. 2) Se p então q = Não p ou q. (Obs: a BICONDICIONAL tem esse nome: porque equivale a duas condicionais!) Para negar a bicondicional, teremos na verdade que negar a sua conjunção equivalente.
OBS.: Frases exclamativas são consideradas como sentenças abertas, pois expressam pensamentos subjetivos, aos quais não temos uma interpretação formal. Fique ligado!!! Questão: uma proposição é uma sentença afirmativa ou negativa que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não como ambas.