Formato: · Cocô em bolinhas: indica falta de fibras e líquidos. · Cocô comprido, cilíndrico e com rachaduras: indica que as fezes permaneceram muito tempo no cólon. Além disso, é necessário consumir mais água e frutas.
Matérias resultantes da digestão dos alimentos após a sua passagem pelo tubo digestivo e eliminadas por defecação. As fezes podem ser eliminadas com consistências e quantidades diversas.
O formato das vezes é o outro ponto que diz muito sobre a saúde Fezes líquidas ou aquosas indicam má absorção, síndrome do intestino irritável, gastrenterites ou estresse e podem estar associadas a intolerância ao glúten ou à lactose. Quando apresentam restos de alimentos, sugerem má digestão e má mastigação.
O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.
Parasitológico de Fezes (EPF):
Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e. Transportar ao laboratório, em até 2 horas, conservado em banho de gelo.