O processo de gestão das escolas envolve diversas diretrizes e conceitos que ajudam-na a manter seu bom funcionamento e a qualidade do ensino. Dentre esses conceitos, temos dois termos bastante utilizados, a gestão educacional e a gestão escolar.
Gestão Pedagógica: é a espinha dorsal da instituição. É nesta área que se estabelece as diretrizes do ensino, metodologias e os conteúdos das grades curriculares. É também onde se zela pelo acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e professores.
Para que você entenda melhor o contexto desses termos, a seguir vamos explicar melhor a diferença de gestão educacional e gestão escolar, bem como, mostrar a importância da gestão educacional e como a tecnologia pode ajudar as escolas nessa gestão.
Em suma, a gestão educacional são normas de caráter governamental que regulam as atividades de instituições de ensino, já a gestão escolar é uma metodologia administrativa, de forma geral.
Uma boa gestão escolar financeira consegue administrar as contas e os custos fixos, além de, principalmente, controlar o número de alunos inadimplentes para evitar situações mais graves.
Gestão Administrativa: é a junção de todas as áreas, a fim de que o plano pedagógico seja aplicado com qualidade. A gestão precisa estar comprometida, tanto com o processo educacional, quanto com o uso correto dos recursos da instituição, bem como em ajudar na motivação dos alunos e do corpo docente.
No momento que os dados são lançados, logo depois todas as ramificações de dados são atualizadas, gerando relatórios confiáveis no momento posterior ao novo lançamento de dados.
Nesse sentido, é inegável que a tecnologia precisa estar presente nas escolas, uma vez que já está em nossas vidas, dando novas oportunidades e experiências aos alunos e aos responsáveis.
A administração de uma instituição de ensino é algo complexo. Além de profissionais capacitados na área administrativa, há aspectos pedagógicos da gestão escolar que não podem ser deixados de lado.
O gestor precisa observar as particularidades e necessidades de cada setor e, ainda, ter habilidades para gerenciar a instituição como um todo, desde o plano pedagógico às questões financeiras, executando as responsabilidades descritas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
Sem gestores capacitados e comprometidos, é impossível fazer Educação. – Mas capacidade e comprometimento só podem gerar frutos em um ambiente com processos bem definidos.
A gestão escolar também é responsável por garantir que a escola tenha recursos adequados para atender às necessidades dos alunos e professores. Isso envolve a gestão de orçamentos, aquisições de materiais, equipamentos e suprimentos, além da manutenção de uma equipe de funcionários bem treinada e preparada.
A gestão educacional é um dos campos de gestão governamental, por esta razão ela é coordenada pelo governo e regulamentada pela legislação.
Para alcançar o sucesso na gestão da IE , sustentabilidade financeira, qualidade e excelência do ensino aprendizagem, o gestor precisa ter propriedade dos dados e informações que dizem respeito à IE.
Dentre esses investimentos, o mais resolutivo e robusto é a escolha de um bom sistema de gestão educacional, que automatize tarefas manuais e otimize os processos, tanto do setor administrativo quanto do pedagógico.
Por outro lado, a gestão educacional assume a responsabilidade pela organização do sistema pedagógico em sua totalidade, estabelecendo políticas que orientam a tomada de decisão, bem como, leis e regulamentos.
A importância da gestão escolar e educacional se tornou ainda mais evidente no contexto atual de pandemia, em que as escolas enfrentaram grandes desafios para continuar fornecendo um ensino de qualidade.
Este artigo explora essas diferenças e destaca a importância de uma gestão eficaz em ambas as áreas para o sucesso das instituições de ensino e dos alunos. Aproveite a leitura!
A gestão escolar é importante porque é responsável por garantir que a escola tenha recursos suficientes para atender às necessidades dos alunos e professores. Uma gestão escolar bem-sucedida pode melhorar o ambiente de aprendizagem e promover o sucesso dos alunos.
Gostou de saber mais sobre como harmonizar a Gestão Educacional e a Gestão Escolar? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil e interessante.
Por fim, se você quer continuar a acompanhar conteúdos relevantes sobre educação e gestão escolar e educacional, não deixe de seguir nossas redes sociais para se manter informado e atualizado!
Igualmente, temos na parte pedagógica, onde a gestão educacional tem importância organização, planejamento estratégico e criação de metodologias de ensino eficazes, a fim de que os objetivos e metas educacionais das escolas sejam alcançados.
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.
O gestor educacional é um profissional muito importante no ambiente escolar, pois é capaz de gerenciar a parte administrativa, acadêmica e humanista nas empresas. Porém, seu trabalho só será reconhecido na profissionalização de uma escola, caso desempenhe adequadamente as habilidades necessárias à instituição.
O desenvolvimento das potencialidades, físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos, conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores.
A gestão democrática é formada por diferentes ações: Formação do Conselho escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; determinação e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, ...