Tempo de Decomposição dos Materiais
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses. O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente varia de acordo com o produto que está sendo analisado.
Sem contar os impactos ambientais, o isopor leva 500 anos para se decompor e ocupa de 25% a 30% dos aterros de lixo globais. A mesma substância química tóxica que vaza das bandejas e recipientes para a comida, também pode infiltrar no solo e voltar a entrar na cadeia alimentar.
Infelizmente, líquidos quentes ou micro-ondas podem fazer com que o isopor derreta ou perca propriedades, causando o vazamento dos produtos químicos benzeno e estireno para o líquido no recipiente, podendo causar problemas de saúde.
O EPS Isopor® é um material atóxico composto por 98% de ar e 2% de matéria-prima, sem ser considerado nocivo às pessoas. ... Para evitar contaminações relacionadas com a higiene, a vigilância sanitária possui normas que exigem uma proteção entre o EPS e os alimentos, como acontece com os pescados, por exemplo.
Como aquecer alimentos em recipientes de isopor
Pesquisas apontam que aquecer o isopor libera toxinas que podem causar doenças e prejudicar a conservação dos alimentos, porém muitos cientistas discordam disso. Existem algumas variedades de isopor que são seguras para o uso em microondas, pois não derretem ao serem submetidas ao calor emitido pelo aparelho.
Os produtos de Poliestireno Expandido (Isopor®) podem ser utilizados para congelamento de alimentos. Forno: Não. Os produtos Copobras de Polipropileno (plástico) não podem ser utilizados em forno convencional, pois o calor do forno derrete o plástico e você pode acabar perdendo todo o seu alimento.
Isopor é um tipo de plástico e, de maneira geral, plástico não é bem-vindo no micro-ondas, a não ser nos casos em que a embalagem avisa que é indicada para esse uso. Algumas frutas suportam o calor do micro-ondas, como bananas. Mas as uvas podem explodir, ok? O metal pode reagir ao calor e danificar o seu micro-ondas.
Nossa recomendação é não esquentar marmita de alumínio no microondas, ou qualquer forma de papel alumínio.
Como esquentar corretamente os pratos no micro-ondas
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou plástico que possam ser devidamente vedados. Não use embalagens de isopor ou papelão. Antes de congelar qualquer alimento, planeje-se. ... Não deixe que os alimentos fiquem na geladeira por muito tempo antes de serem congelados.
Visando a conservação dos produtos alimentícios, alguns estabelecimentos utilizam embalagens de isopor. ... Então para guardar o alimento na geladeira, o ideal é retirar da embalagem de isopor e colocá-lo em outra vasilha, dando preferência ao vidro sempre que for possível.
Congelamento – evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intensa quando há resfriamento do utensílio. ... Utensílios de cozinha – evite pratos, copos e potes de plástico.
Coloque em forma para mousse, tigela, potinhos individuais ou onde quiser servir. ... Sua mousse pode ficar mais suave ou mais ácida se desejar. Quando faço para consumo de casa eu coloco a musse em um pote plástico com tampa. Assim fica bem guardada e dura até uma semana na geladeira.
Coloque na frente do freezer os alimentos com validade menor. Embalagens pequenas permitem retirar a quantidade certa de cada refeição, reduzindo desperdício. Não deixe o espaço superlotado: o ar frio precisa circular entre os alimentos. As portas devem estar bem vedadas para manter a temperatura correta.
O local certo para o armazenamento mais indicado para a carne é no freezer da geladeira e sua temperatura deve ser mantida em -18ºC, nessa escala de congelamento é possível manter o sabor e os nutrientes da carne. E para melhorar a armazenagem, a carne deve ser congelada com as gorduras e cartilagens.
Tanto carnes suínas como bovinas (assim como outras como a de frango), devem ir ao freezer ou congelador em uma embalagem que contenha o mínimo de ar possível (ou de preferência que seja a vácuo, o que ajuda a conservar a carne por mais tempo).
11 alimentos que não deve congelar
Dicas práticas para levar marmita para o trabalho
Primeiramente, escolha receitas que podem ser congeladas – queijo, ovos e salada não congelam bem. Prepare as receitas e monte as marmitas de acordo com a quantidade de comida que você costuma comer. Deixe esfriar antes de levar ao freezer para garantir que irá congelar de maneira correta.