MEIO AO TRABALHO DO CREAS A acolhida inicial e a escuta qualificada trata-se de um processo de ouvir, problematizar e agir, constituem-se no princípio básico do atendimento no Creas.
Escuta passiva é aquela em que ouvimos, 100% ouvimos, sem interrupções, sem precipitações, dando tempo ao interlocutor para falar e, ele próprio, se ouvir.
A escuta ativa é uma das técnicas mais utilizadas durante a medição e uma das ferramentas mais importantes na comunicação. Consiste em escutar atentamente o interlocutor, não só com os ouvidos, mas com todos os sentidos em alerta.
Aprendendo a ouvir mais
Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade, a não ser que tape os ouvidos. Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção, tentar entender o que está sendo dito, refletir, e, depois de assimilado o conteúdo, concordar ou não.
Você pode ter tido a experiência de ouvir alguém chamar seu nome apenas para descobrir que não havia ninguém. De fato, pesquisas mostram que, especialmente para pessoas recentemente enlutadas, não é incomum ouvir a voz de alguém que não está realmente lá falando com você, ou que pode até a pessoa falecida.
Chama-se alucinação auditiva este fenômeno que implica em ouvir vozes e sons que na realidade não existem. Este sintoma pode identificar um quadro psicótico ou não, pois outros fatores levam a isto.
EM BREVE: Sonhar com alguém te chamando e você acordar de repente simboliza que você sempre se mostrou solteiro, mas você tem que admitir que sente algo especial por alguém. Às vezes é necessário dar passos maiores do que os que você está dando agora. O importante é que você não desista da metade.
Buscar ajuda o mais rápido possível para melhor hipótese diagnóstica, tratamento e prognóstico. Ouvir vozes não é normal, poderá ser indicativo de algum transtorno, o melhor a fazer é buscar um Psicologo para que este possa orientar e se for o caso encaminhar para uma consulta Psiquiátrica, se necessário medicamento.
Sugiro que busque um Psiquiatra e / ou um Psicólogo. Você diz que ouve vozes "quando" está dormindo. Se for um erro de expressão e elas ocorrem quando está prestes a adormecer ou acabou de acordar, realmente se trata de alucinações hipnagógicas (antes de adormecer) ou hipnopômpicas (ao despertar).
As alucinações mais comuns na esquizofrenia são as auditivas, em forma de vozes. O paciente ouve vozes que falam sobre ele, ou que acompanham suas atividades com comentários. Muitas vezes essas vozes dão ordens de como agir em determinada circunstancia.
Como ajudar seu parente com esquizofrenia.
Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem. Muitos pacientes acreditam estarem sendo ameaçados e perseguidos e é difícil convencê-los do contrário. É importante que sua amiga converse com o médico que acompanha o tratamento e relate estes episódios.