SIGNIFICADO: Sonhar com folia de reis diz que você vencerá algumas de suas dificuldades emocionais. Algumas emoções que você está reprimindo estão à beira da erupção. Seu subconsciente está lhe dizendo para não confiar imediatamente em uma pessoa. Você está tentando evitar o confronto e os argumentos.
SIGNIFICADO: Sonhar com reisado simboliza que a você falta um senso de equilíbrio em sua vida. EM BREVE: Sonhar com reisado simboliza que há muito tempo que uma boa hora para executar uma idéia está circulando em sua cabeça. ...
SIGNIFICADO: Sonhar com folia de santo reis indica que seus sentimentos estão sendo depreciados, minados ou não reconhecidos repetidamente. ... EM BREVE: Sonhar com folia de santo reis indica que pouco a pouco, o stress passa, mesmo que você não tenha as férias mais ideais.
A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.
A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura.
substantivo feminino Dança em ritmo acelerado de muitas pessoas, ao som do pandeiro. Brincadeira, pândega, folguedo, folgança.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Em Portugal é conhecido como Reisada ou Reseiro.
Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).
Uma das principais características do reisado são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos. Outra característica diz respeito à estrutura da festa.
O Folguedo Reis de Boi tem sua origem no teatro popular medieval da Península Ibérica. Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi.
Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou ...
No reisado, os grupos formados por músicos, cantadores e dançarinos representam o rei, a rainha, o mestre e o contramestre, o Mateu e a Catirina, sua esposa no enredo, além de entes fantásticos como o boi, o Jaraguá e a Burrinha.
A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios.
Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens. Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do nosso país.
Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
Inserido na cultura popular, é no estado do Maranhão que a festa do Bumba meu boi tem maior representatividade, nas festas em comemoração aos santos populares. A festa ocorre nos meses de junho e julho, em São Luís, desde o século XVIII.
Parintins
A festa do boi Bumbá surgiu no Norte do Brasil e o único fato que explica seu surgimento foi que, durante o período de dominação holandesa na região, onde conta a história de uma escrava que estava com desejo de comer língua de boa.
Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o estado do Pará. O lugar é uma ilha, conhecida como Tupinambrana, descoberta em 1796. É o palco da maior manifestação cultural do Norte brasileiro, o Festival Folclórico de Parintins.
Sempre abrir. O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O nome do Boi Caprichoso surgiu devido ao capricho do seu criador e fundador, o nordestino Roque Cid. A agremiação sai às ruas de Parintins desde 20 de outubro de 1913, e se concentra nos bairros de Palmares e Francesa. ... O Boi Garantido foi criado em 1913 na Baixa do São José, uma vila de pescadores.