A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social.
A materialização do Projeto ético-político, ocorre na dialética em que se processa a dimensão ético-política da profissão, na conjugação cognoscitiva e prática do profissional, que prescinde da dimensão teórico-metodológica e conhecimentos técnico-operativos para o exercício do trabalho.
Este núcleo dos Fundamentos se expressa no conjunto da produção profissional através da: adoção da teoria social marxista no plano da formação e do exercício profissional, com repercussões na produção acadêmica; abordagem da questão social como base de fundação sócio- histórica da profissão e matéria de trabalho ...
Diante de uma imensa complexidade de fontes inspiradoras da profissão e, por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, tratar-se-á apenas de três teorias que influência o desenvolvimento do significado da ação profissional: Vertente positivista, Vertente Marxista e Vertente Fenomenológica.
Para Yasbek (2009), as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 1980 do ponto de vista da produção de conhecimento e do exercício profissional, se referem ao Movimento de Reconceituação e à pós-graduação.
O Serviço Social se institucionaliza e se legitima como profissão nos anos 1930, período demarcado pela intensidade e extensão das mazelas da questão social, que demandou mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Esta consolidação se dá por meio do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão, que data do mesmo ano. Ainda na década de 1990, tem-se a aprovação das novas Diretrizes Curriculares do Serviço Social, mais especificamente em 1996.
O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...
Por 'questão social', no sentido universal do termo, queremos significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a 'questão social' está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho.
As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p. ... É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.
Em 1936, surge em São Paulo, a primeira Escola do Serviço Social do Brasil. A economia existe em todas as formas de organização dentro da sociedade.
A questão social expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção: a contradição fundada na produção e na apropriação da riqueza gerada socialmente. Os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela.
Uma "nova" questão social? ... Rosanvallon identifica a questão social como a expressão, criada no final do século XIX, referente às disfunções da sociedade industrial emergente. A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
É no campo das refrações da questão social que o Assistente Social foi chamado a se profissionalizar e construir os horizontes do seu próprio trabalho. O Assistente Social é socialmente necessário pois atua sobre as questões de sobrevivência social e material dos setores majo- ritários da população trabalhadora.