C8H10N4O2
A cafeína está presente em aproximadamente 60 tipos de plantas. O composto químico pode ser encontrado, principalmente, nos grãos de café, cacau, erva-mate, noz de cola e frutos do guaraná.
A cafeína anidra em cápsulas tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, o que causa o seu efeito estimulante.
Quantidade de cafeína nos alimentos e seu efeito no organismo
O primeiro é o mais famoso, o chá verde. A quantidade de cafeína em uma xícara desse chá é metade da xícara de café, o que garante um menor pico de energia e ainda carrega outros vários benefícios como o aumento da função cerebral, a aceleração do metabolismo, a ação antioxidante e a prevenção contra outras doenças.
» Cafeína tem efeito maior em homens Uma barra de chocolate ao leite de 42,5 g da Hershey's, por exemplo, contém 9 mg, cerca de três vezes a cafeína de uma xícara de café descafeinado. No entanto, uma barra de chocolate amargo da mesma marca possui muito mais: cerca de 30 mg.
Modo de uso Para preparar o chá deve-se ferver a água, depois colocar esta água em uma xícara junto com a erva-doce. Em seguida, é preciso tapar e deixar descansar de 3 a 5 minutos e depois coar e beber a seguir. A erva-doce também pode ser usada em receitas doces, como bolos e biscoitos.
Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.