Civilização Cretense Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.
Economia baseada, principalmente, no comércio marítimo. Havia também a prática da agricultura, principalmente o cultivo de uvas, azeitonas e trigo. Período relativamente pacífico (poucas guerras ou conflitos relatados sociais). Período marcado pela construção de importantes palácios reais.
A civilização cretense (ou minoica), que foi antepassada da civilização dos gregos, era marcada por um modelo religioso politeísta, pelo predomínio do comércio como principal atividade econômica (em detrimento da agricultura, por exemplo) e pela centralização política na figura das monarquias tradicionais.
Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica.
Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.
Sabemos que os cretenses desenvolveram um forma de escrita conhecida como Linear A. Acredita-se que esse sistema de escrita foi desenvolvido por volta de 2000 a.C. e que cumpriu importante papel administrativo, pois foi muito encontrado nos grandes palácios.
A grande Civilização Micênica foi formada na Grécia continental a partir de 1600 a.C., com a construção de grandes cidades e a existência de intenso comércio com outros povos. A Civilização Micênica desenvolveu-se na Grécia continental, aproximadamente entre 1600 a.C. e 1200 a.C., durante o Período Pré-Homérico.
A Civilização Micênica existiu na Grécia durante o período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, viveram seu auge entre 1600 a.C. e 1200 a.C. Foram responsáveis por assimilar os cretenses e formaram uma civilização que se organizava em cidades fortificadas.
A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.
Os aqueus, ao invadirem a Ilha de Creta, destruíram a civilização Minoica. ... Acredita-se que haviam palácios micênicos, datados de aproximadamente 1.
Construíram grandes cidades na Grécia, que tinham o palácio como grande centro administrativo. Os palácios micênicos faziam registros, em uma forma de escrita conhecida como Linear B, e contabilizavam as transações comerciais.
Ainda que não se saiba muito sobre a hierarquia social deste período, especialistas dizem que abaixo dos reis apresentava-se uma organização militar bastante forte, que era detentora dos lotes de terra. As escalas mais baixas eram compostas de comerciantes, trabalhadores livres e escravos.
Sua economia era voltada para o comércio marítimo, principalmente pela comercialização de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, próxima ao comércio do Oriente. Possuíam comercialização de diversos objetos, principalmente joias, tecidos, armas, e objetos preciosos feitos de bronze.
No norte do Peloponeso se encontra o sítio principal da civilização micênica, a cidadela de Micenas, descoberta no século XIX. Compreende principalmente vestígios do palácio real e túmulos monumentais atribuídos a heróis da mitologia grega.
Resposta: Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
O período conhecido como Idade Antiga refere-se a um espaço de tempo que vai desde as civilizações mesopotâmicas e o Egito Antigo até o fim do Império Romano.
A Civilização Micênica considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as mulheres com igualdade. ... O sistema político e econômico era centrado na figura do rei, mas pouco se sabe sobre a hierarquia social da época.
Civilização Creto-micênica. ... O poder apoiava se na marinha, com aliança entre as classes marcantis, o que possibilitou a expansão e o domínio da ilha de Creta. Desenvolveu se em pouco tempo um exuberante império comercial marítimo, que serviu parte significativa do mundo antigo, não apenas grego.