Atualmente, o cultivo agrícola norte-americano é caracterizado pelo zoneamento da produção, o que é assinalado pela formação dos belts, ou cinturões agrícolas. Existem o Dairy Belt (cinturão do leite), o Corn Belt (cinturão do milho), o Wheat Belt (cinturão do trigo) e Cotton Belt (cinturão do algodão).
Os cinturões agrícolas compreendem um meio de produção agrícola onde é possível realizar uma adequada separação das plantações de acordo com o clima, solo mas também outros fatores que influenciam diretamente esse tipo de produção.
Os belts foram criados para separar as plantações de acordo com o clima, solo e outros fatos que influenciam, mais adequados para tal tipo de plantio. Corn belt - cinturão do milho, Coton belt - cinturão do algodão, Wheat belt - cinturão do trigo.
A economia agrícola dos Estados Unidos é tradicionalmente dividida em cinturões (belts), como o cinturão do trigo (grain belt ou wheat belt), cinturão do algodão (cotton belt) e assim sucessivamente.
O "Manufacturing Belt" é uma área no nordeste dos Estados Unidos, situada aproximadamente entre as cidades de Chicago e Nova Iorque, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada e de manufatura.
Qualquer pessoa que dirigir em estradas que atravessam o Meio-Oeste americano — Illinois, Iowa, Nebraska e outros estados — rapidamente percebe que o milho e a soja são as culturas mais comuns dos Estados Unidos e geram as maiores vendas de exportação agrícola.