As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Antônio, João e Pedro. Há quem defenda a ideia de que devem ter início no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminar no dia 29 (dia de São Pedro).
O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.
O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
Decoração de Festa Junina: 50 Ideias Incríveis Para se Inspirar
Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país. ... Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças.
Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
A fogueira, os fogos de artifício, a música e a dança em quadrilha, com direito a 'casamento na roça', compõem o cenário comemorativo da festa de São João, cujos ritos se diferenciam de um município a outro, segundo as experiências de ocupação de cada território de identidade.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.
A influência dos índios na festa brasileira fica evidente nas comidas juninas: milho,mandioca, abóbora e batata-doce, exemplifica a antropóloga. É, enfim, uma celebração miscigenada, com ingredientes vindos de diversas culturas.
Resposta. Resposta: A festa junina foi trazida pelos portugueses e incorporada aos costumes indígenas e africanos, os franceses acrescentaram a quadrilha e os chineses trouxeram os fogos de artifício.
Assim da França tivemos a "Dança Marcada", muito utilizada pela nobreza; De Portugal e da Espanha também vieram a chamada "Dança de Fitas"; E por fim da China vieram o fogos de artifício, que é um costume bastante antigo do povo.
As celebrações eram ligadas à agricultura com cantos, comidas e muita dança. A união de costumes juninos foi fácil. Não houve dificuldade para espanhóis e portugueses convencerem os indígenas a festejar em homenagem aos três santos. No início, os índios não entendiam de santos, mas sabiam de festas.
As manifestações folclóricas indígenas compreendem inúmeros rituais, sendo que o toré e os toantes são festejos realizados com mais freqüência entre os índios, como motivo de agradecimento, em casamentos, batizados, celebrações solenes aos visitantes da tribo e personalidades importantes, e também quando eles querem ...
10 danças brasileiras que você precisa conhecer