E todas as aves voam? A resposta a essa pergunta é não, como podemos comprovar com o avestruz, a ema e o pinguim, que mesmo com asas, não as utilizam para o deslocamento. Por outro lado, nem sempre o animal que se desloca pelo ar, é um animal que voa.
Anseriformes – ( palmípedes = pés com palmouras ) patos, cisnes, gansos, marrecos. Ciconiformes – garças, socós, jaburus, colhereiros, cegonhas. Gruiformes – ( pernaltas ) siriemas, frango d'água, jacamins, saracuras. Falconiformes – ( aves de rapina ) águia, gavião, falcão, urubu.
A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas,situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo.
O esqueleto das aves é composto por ossos porosos e menos densos do que os de outros vertebrados. Esses ossos refletem a adaptação ao voo desses animais. Alguns ossos, chamados de ossos pneumáticos, são ocos e se comunicam com os sacos aéreos presentes no interior dos pulmões.
As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca.
Uricotélicos: excretam ácido úrico. Insetos, répteis, aves. O alto teor de nitrogênio no ácido úrico é a razão pelo qual o guano é tão valioso como fertilizante na agricultura. A eliminação da urina está também relacionada com as quantidades de água de que dispõe o ser vivo.
As aves não apresentam bexiga urinária, com exceção das avestruzes, e a urina é formada nos rins, que são pares e grandes. Ao sair dos rins, a urina passa pelos ureteres e vai para a cloaca, onde será eliminada. ... O ácido úrico é concentrado principalmente na cloaca, onde é misturado com o material fecal.
Em aves e répteis, o ácido úrico (na forma de cristais) mistura-se aos restos alimentares não digeridos, sendo que tudo é eliminado pela cloaca, em forma de pasta semissólida.
Répteis e aves têm a amônia resultante transformada, no fígado, em ácido úrico – menos tóxico que os outros dois e menos solúvel em água - que será excretado junto com as fezes do animal. A excreção de ácido úrico é uma boa estratégia de evitar perda de água nestes animais terrestres, chamados uricotélicos.
Animais aquáticos como peixes e anfíbios eliminam amônia, e são chamados de amoniotélicos; Uréia (CON2H4.) : substância menos tóxica que a amônia, pode ficar uma maior quantidade de tempo no organismo e o ser humano e os outros mamíferos eliminam, são chamados de ureotélicos.
Platelmintos, nematelmintos, poríferos, crustáceos, cefalocordados e os peixes de água doce são exemplos de seres amoniotélicos, ou seja, seres que eliminam amônia em suas excretas. Os animais uricotélicos são aqueles que eliminam ácido úrico na urina. São eles os insetos, as aves e alguns tipos de répteis.
Excreção e sistema urinário Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico. Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na "limpeza" do organismo.
O principal produto de excreção nitrogenado nos seres humanos é a uréia. Ela é sintetizada no fígado, a partir de amônia, em uma série de reações químicas conhecidas como ciclo da uréia.
Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.
Essas excretas são resíduos da quebra de proteínas e ácidos nucléicos que devem ser eliminados, pois são tóxicos ao organismo. Esse produtos podem ser encontrados na forma de amônia, ácido úrico e uréia. O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade.
Excretas nitrogenadas são excretas resultantes do metabolismo das proteínas (proteínas: são formadas por aminoácidos). São exemplos o ácido úrico, ureia e amônia.
do sistema respiratório (gás carbônico)
Resposta: Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.