São os canteiros onde a obra em si ocupa um pequeno espaço do terreno. Além disso, muitos acessos para máquinas e grande área de armazenamento de materiais também caracterizam esse tipo de canteiro. Normalmente, são construções industriais e grandes obras.
Os canteiros de obras são classificados em 3 tipos, observe: Restrito: uso total da área disponibilizada para a obra. Ex: reformas e ampliações. Amplo: neste caso as obras ocupam uma pequena parte do terreno, é possível o fluxo de veículos e instalações de acomodação de pessoal e armazenamento.
A elaboração de Mapas de Riscos está mencionada na alínea “a”, do item 5.
Dicas para organizar o canteiro de obras
Critérios para quantificação dos serviços • Utilizar a quantidade de pontos topográficos a serem demarcados no terreno para locação da edificação. topógrafo manuseando o teodolito e o auxiliar cravando a barra de ferro e pintando-a. facilitar a visualização do ponto pela equipe de locação.
7 dicas para fazer um excelente levantamento quantitativo de obras
Locação de obra passo a passo Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância na construção. Ela consiste em medir e assinalar no terreno a posição dos furos ou valas de fundações, paredes, colunas e outros detalhes, tudo de acordo com o projeto.
A locação pode ser feita de duas maneiras possíveis: locação por cavaletes e locação por tábuas corridas. Este tipo de locação é indicado para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem locados. Sua principal vantagem é a menor quantidade de material (estacas e tábuas) utilizado.
Realizar a locação de obra nada mais é do que demarcar no terreno a posição dos principais elementos da construção, começando pela fundação e alguns elementos estruturais intermediários, sempre seguindo as orientações de projeto.
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc.
Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno em que será realizada a obra. Essa transferência é realizada por meio de marcações no terreno com o auxílio de pontaletes e linhas de nylon.
5 Equipamentos e ferramentas necessários para se realizar a locação de uma obra GPS, estação total, teodolito e nível eletrônico, nível de mangueira, trena metálica de 30 metros (jamais usar trena de lona, plástico ou metro de madeira), linhas de nylon, nível de pedreiro, prumo, tinta esmalte (vermelha e branca), ...
Também chamado de locação da obra, nessa fase é possível ter uma noção do tamanho da casa e de seus cômodos, ou seja, é um momento fundamental para garantir a segurança de sua construção. ... Além de posicionar a casa no lote, o gabarito também serve para determinar o nível da construção.
O gabarito é um cercado de madeira construído com objetivo de auxiliar na marcação dos eixos das paredes e fundações. Ele permanecerá na obra até que seja feita a primeira fiada da parede. ... Para construir o gabarito você precisar de pontaletes, tabeiras e piquetes de madeira.
GABARITO: Esta estrutura deve acompanhar as futuras paredes servindo como referência às etapas iniciais da obra como: abertura e execução dos alicerces, nivelamento das paredes e definição do piso da edificação. ( ) Após a execução do respaldo dos alicerces o gabarito pode ser desmontado.
A locação das estacas é definida pelo cruzamento das linhas fixadas por pregos no gabarito. Transfere-se esta interseção ao terreno, através de um prumo de centro (Figura 13). No ponto marcado pelo prumo, crava-se uma estaca de madeira (piquete), geralmente de peroba, com dimensões 2,5x2,5x15,0cm.
Para chegar nesse valor em estacas: - dividir a distância por 20m (correspondente a distância de uma estaca a outra) para descobrir o número de estacas completas (241). - subtrair a parte inteira (número de estacas completas). - transformar essa fração de estaca em metros, multiplicando por 20m.
Esse método consiste em contornar a área em que será construído o imóvel com cavaletes, formado de taboas e estacas, e são usados pontaletes para sustentar o gabarito e definir a área do mesmo, isso tudo com nivelamento adequado. Após a fixação dos pontaletes, estes são serrados, para que o topo fica no nível desejado.
substantivo masculino Estaqueação; ação de fixar algo com a ajuda de estacas, peças de madeira cravadas no solo: estaqueamento da construção.
O estaqueamento consiste na materialização de pontos ao longo de um alinhamento, sendo a distância entre os pontos constante. Um exemplo típico de utilização de estaqueamento ao longo de um uma alinhamento é a locação do eixo de uma estrada, na qual as estacas são posicionadas usualmente de 20 em 20 metros.
Essa operação pode ser feita pelo sistema de estaca individual ou de estacas cruzadas. É feito para algumas hortaliças que necessitam de suporte, para evitar crescimento em contato com a terra ou proteger da ação dos ventos, proporcionando maior produção e produtos de melhor qualidade.
Estaca Padrão Pré-Moldada de Concreto para Cerca a partir de R$ 24,00.
Também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, a estaca mega é cravada em segmentos de concreto pré-moldado com o auxílio de um macaco hidráulico. São comumente utilizadas em reforço à fundação já existente ou para correção de patologias, como um recalque diferencial da estrutura.